Acesso Restrito:

Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.

Login como assinante

Acesso Restrito:

Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!

Associados da SBD

Volume 95 Número 6

Imagens em Dermatologia

Massa exofítica semelhante a couve-flor na pele: melanoma polipoide - características clínicas, dermatoscópicas e histopatológicas*

Cauliflower-like exophytic mass on the skin: polypoid melanoma. Clinical, dermoscopic, and histologic features*


Ambra Di Altobrando; Annalisa Patrizi; Emi Dika; Francesco Savoia


Divisão de Dermatologia, Departamento de Medicina Experimental, Diagnóstica e Especializada, University of Bologna, Bolonha, Itália

Recebido em 15 de janeiro de 2020
Aceito em 13 de abril de 2020
Disponível na Internet em 4 de novembro de 2020

Como citar este artigo: Di Altobrando A, Patrizi A, Dika E, Savoia F. Cauliflower-like exophytic mass on the skin: polypoid melanoma. Clinical, dermoscopic, and histologic features. An Bras Dermatol. 2020;95:748-50.

Correspondência:

A. Di Altobrando
ambra.dialtobrando@studio.unibo.it

 

Resumo

O melanoma polipoide é uma variante do melanoma nodular cujo prognóstico depende de sua espessura e da presença de ulceração no momento do diagnóstico. Os autores relatam dois casos de melanoma polipoide que se apresentam como massas polipoides largas e semelhantes a uma couve-flor. A dermatoscopia caracterizou-se por um padrão multicolorido, vasos pleomórficos atípicos e pelo sinal da fibra. As características clínicas e dermatoscópicas podem ajudar a diagnosticar o melanoma polipoide e a excluir outros possíveis diagnósticos diferenciais. No entanto, a histologia continua obrigatória para confirmar a suspeita diagnóstica.

Palavras-chave: Dermoscopia; Histologia; Melanoma.



© 2024 Sociedade Brasileira de Dermatologia - Todos os direitos reservados

ISSN-e 1806-4841

GN1 - Sistemas e Publicações