Acesso Restrito:

Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.

Login como assinante

Acesso Restrito:

Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!

Associados da SBD

Volume 95 Número 6

Dermatologia tropical / infectoparasitária

Hanseníase no Brasil no século XXI: análise dos indicadores epidemiológicos e operacionais utilizando regressão por pontos de inflexão*

Leprosy in Brazil in the 21st century: analysis of epidemiological and operational indicators using inflection point regression*


Carlos Dornels Freire de Souza; João Paulo Silva de Paiva; Thiago Cavalcanti Leal; Gabriel da Silva Urashima


Departamento de Medicina, Universidade Federal de Alagoas, Campus Arapiraca, Arapiraca, AL, Brasil

Recebido em 3 de abril de 2019
Aceito em 17 de setembro de 2019
Disponível na Internet em 31 de outubro de 2020

Como citar este artigo: Souza CDF, Paiva JPS, Leal TC, Urashima GS. Leprosy in Brazil in the 21st century: analysis of epidemiological and operational indicators using inflection point regression. An Bras Dermatol. 2020;95:743-7.

Correspondência:

C.D.F Souza
carlos.freire@arapiraca.ufal.br

 

Resumo

Objetivou-se analisar a tendência dos indicadores epidemiológicos e operacionais da hanseníase no Brasil, 2001-2017. Estudo de séries temporais que envolveu nove indicadores. Foi empregado o modelo de regressão por pontos de inflexão. Tendência decrescente: detecção geral (-4,8%), menores de 15 anos (-3,7%), prevalência (-7,0%) e grau 2/milhão de habitantes (-3,5%). A proporção de indivíduos com grau 2 de incapacidade apresentou tendência de crescimento (2,0%) a partir de 2001 e de contatos examinados a partir de 2003 (5,0%). As proporções de cura e de indivíduos com grau de incapacidade avaliado no diagnóstico e cura apresentaram comportamento estacionário. Embora avanços sejam notados, ainda há desafios a serem vencidos.

Palavras-chave: Estudos de séries temporais; Hanseníase; Mycobacterium leprae.



© 2024 Sociedade Brasileira de Dermatologia - Todos os direitos reservados

ISSN-e 1806-4841

GN1 - Sistemas e Publicações