Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.
Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!
Associados da SBDSite destinado aos artigos até 2020. A partir de 2021, favor acessar o site oficial: https://www.anaisdedermatologia.org.br
Volume 82 Número 1
Qual é seu diagnóstico?
Caso para diagnóstico
Case for diagnosis
ADRIANA LÚCIA MENDES1, VIDAL HADDAD JUNIOR2
1Médica da Disciplina de Endocrinologia da Faculdade de Medicina de Botucatu – Universidade Estadual Paulista – Botucatu – São Paulo (SP), Brasil.
2Professor-assistente doutor da disciplina de Dermatologia da Faculdade de Medicina de Botucatu – Universidade Estadual Paulista – Botucatu – São Paulo (SP), Brasil.
Recebido em 10.04.2006. Aprovado pelo Conselho Editorial e aceito para publicação em 04.05.2006. Trabalho realizado nas nas disciplinas de Dermatologia e Endocrinologia da FMB- UNESP - São Paulo (SP), Brasil. Conflito de interesse declarado: Nenhum. _Como citar este artigo:_ Mendes AL, Haddad Jr V. Caso para diagnóstico. Bullosis Diabeticorum. An Bras Dermatol. 2007;82(1):94-6.
Correspondência:
Vidal Haddad Junior
Caixa Postal 557
18618-000 - Botucatu – SP
Tel.: 14 3882 49 22
"E-mail":haddadjr@fmb.unesp.br
Apresenta-se um caso de bullosis diabeticorum, doença rara associada ao diabetes mellitus crônico e complicações como a neuropatia ou nefropatia. As bolhas são tensas e grandes, com pouca inflamação circundante e localização acral, regredindo espontaneamente em cerca de três semanas. O exame histopatológico é inespecífico, e o diagnóstico diferencial deve ser feito com a epidermólise bolhosa, os pênfigos, o penfigóide bolhoso, queimaduras e erisipelas bolhosas.
Palavras-chave: DERMATOPATIAS VESICULOBOLHOSAS, DIABETES MELLITUS, DIABETES MELLITUS TIPO 2
Para ver o artigo na íntegra é necessário logar-se utilizando os dados da
SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) ou dados de Assinante dos ABD (Anais Brasileiros de Dermatologia) no formulário acima.
Caso não se enquadre em nenhuma das opções anteriores,
é possível ter acesso apenas ao conteúdo completo do artigo preenchendo os dados do formulário abaixo.
Clique em cadastre-se se não possuir o registro.
ISSN-e 1806-4841