Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.
Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!
Associados da SBDSite destinado aos artigos até 2020. A partir de 2021, favor acessar o site oficial: https://www.anaisdedermatologia.org.br
Volume 95 Número 5
Dermatopatologia
Análise imuno-histoquímica das células de langerhans epidérmicas positivas para S100 no dermatofibroma*
Immunohistochemical analysis of S100-positive epidermal Langerhans cells in dermatofibroma*
Mahmoud Rezk Abdelwhaed Hussein
Departamento de Patologia, Assuit University Hospital, Assuit, Egito
Recebido em 3 de fevereiro de 2020
Aceito em 12 de abril de 2020
Disponível na Internet em 18 de agosto de 2020
Como citar este artigo: Hussein MRA. Immunohistochemical analysis of S100-positive epidermal Langerhans cells in dermatofibroma. An Bras Dermatol. 2020;95:627-30.
Correspondência:
E-mail: frcpath17@gmail.com
O dermatofibroma é neoplasia fibro-histiocítica dérmica. As células de Langerhans são as células imunocompetentes da epiderme e representam a primeira barreira de defesa do sistema imunológico em relação ao meio ambiente. Este estudo teve como objetivo comparar imuno-histologicamente a densidade das células de Langerhans positivas para S100 na epiderme peritumoral saudável com as células da epiderme sobrejacente a dermatofibromas (20 casos), usaram-se anticorpos contra a molécula S100 (um marcador imunofenotípico das células de Langerhans). O grupo controle (pele normal e saudável) incluiu 10 indivíduos saudáveis, pareados por sexo e idade, que foram submetidos a biópsias de lesões cutâneas benignas. Observou-se densidade significativamente alta das células de Langerhans na epiderme da pele saudável (6,00 ± 0,29) e na epiderme peritumoral (6,44 ± 0,41) quando comparadas àquelas na epiderme que recobria o tumor (1,44 ± 0,33; p < 0,05). O déficit quantitativo das células de Langerhans na epiderme sobrejacente ao dermatofibroma pode ser um fator possível em seu desenvolvimento.
Palavras-chave: Histiocitoma fibroso benigno; Neoplasias cutâneas; Proteínas S100.
Para ver o artigo na íntegra é necessário logar-se utilizando os dados da
SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) ou dados de Assinante dos ABD (Anais Brasileiros de Dermatologia) no formulário acima.
Caso não se enquadre em nenhuma das opções anteriores,
é possível ter acesso apenas ao conteúdo completo do artigo preenchendo os dados do formulário abaixo.
Clique em cadastre-se se não possuir o registro.
ISSN-e 1806-4841