Acesso Restrito:

Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.

Login como assinante

Acesso Restrito:

Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!

Associados da SBD

Volume 95 Número 5

Dermatopatologia

Análise imuno-histoquímica das células de langerhans epidérmicas positivas para S100 no dermatofibroma*

Immunohistochemical analysis of S100-positive epidermal Langerhans cells in dermatofibroma*


Mahmoud Rezk Abdelwhaed Hussein


Departamento de Patologia, Assuit University Hospital, Assuit, Egito

Recebido em 3 de fevereiro de 2020
Aceito em 12 de abril de 2020
Disponível na Internet em 18 de agosto de 2020
Como citar este artigo: Hussein MRA. Immunohistochemical analysis of S100-positive epidermal Langerhans cells in dermatofibroma. An Bras Dermatol. 2020;95:627-30.

Correspondência:

E-mail: frcpath17@gmail.com

 

Resumo

O dermatofibroma é neoplasia fibro-histiocítica dérmica. As células de Langerhans são as células imunocompetentes da epiderme e representam a primeira barreira de defesa do sistema imunológico em relação ao meio ambiente. Este estudo teve como objetivo comparar imuno-histologicamente a densidade das células de Langerhans positivas para S100 na epiderme peritumoral saudável com as células da epiderme sobrejacente a dermatofibromas (20 casos), usaram-se anticorpos contra a molécula S100 (um marcador imunofenotípico das células de Langerhans). O grupo controle (pele normal e saudável) incluiu 10 indivíduos saudáveis, pareados por sexo e idade, que foram submetidos a biópsias de lesões cutâneas benignas. Observou-se densidade significativamente alta das células de Langerhans na epiderme da pele saudável (6,00 ± 0,29) e na epiderme peritumoral (6,44 ± 0,41) quando comparadas àquelas na epiderme que recobria o tumor (1,44 ± 0,33; p < 0,05). O déficit quantitativo das células de Langerhans na epiderme sobrejacente ao dermatofibroma pode ser um fator possível em seu desenvolvimento.

Palavras-chave: Histiocitoma fibroso benigno; Neoplasias cutâneas; Proteínas S100.



© 2024 Sociedade Brasileira de Dermatologia - Todos os direitos reservados

ISSN-e 1806-4841

GN1 - Sistemas e Publicações