Acesso Restrito:

Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.

Login como assinante

Acesso Restrito:

Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!

Associados da SBD

Volume 95 Número 5

Caso Clínico

Fusariose disseminada em paciente com aplasia de medula*

Disseminated fusariosis in a patient with bone marrow aplasia*


Danielle Ferreira Chagas; Lucia Martins Diniz; Elton Almeida Lucas; Paulo Sergio Emerich Nogueira


Serviço de Dermatologia, Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, ES, Brasil

Recebido em 8 de outubro de 2019
Aceito em 15 de dezembro de 2019
Disponível na Internet em 7 de agosto de 2020
Como citar este artigo: Chagas DF, Diniz LM, Lucas EA, Nogueira PSE. Disseminated fusariosis in a patient with bone marrow aplasia. An Bras Dermatol. 2020;95:609–14.

Correspondência:

D.F. Chagas
E-mail: daaani__@hotmail.com

 

Resumo

Fusariose é infecção superficial ou sistêmica que ocorre principalmente em hospedeiros imunocomprometidos, sobretudo nos portadores de neoplasia hematológica. Em 70% a 75% dos casos, os pacientes apresentam manifestações cutâneas. A forma disseminada é infecção rara, de difícil suspeição diagnóstica, e mesmo com o tratamento específico a evolução costuma ser fatal. Atualmente, é considerada doença emergente e em alguns centros representa a segunda causa mais comum de micose invasiva, após a aspergilose. Descreve-se caso de paciente do sexo feminino portadora de aplasia medular idiopática e fusariose disseminada, que inicialmente pareceu se beneficiar com o uso de voriconazol e anfotericina B, mas, devido à neutropenia persistente, sua condição clínica se deteriorou com evolução fatal.

Palavras-chave: Fusariose; Micoses; Neoplasias hematológicas; Neutropenia.



© 2024 Sociedade Brasileira de Dermatologia - Todos os direitos reservados

ISSN-e 1806-4841

GN1 - Sistemas e Publicações