Acesso Restrito:

Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.

Login como assinante

Acesso Restrito:

Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!

Associados da SBD

Volume 95 Número 5

Investigação

Níveis reduzidos de interleucina 27 no soro de pacientes com vitiligo*

Decreased levels of interleukin 27 in the serum of vitiligo patients*


Saeed Malek Hosseini1; Naser Gholijani2; Nooshafarin Chenari1; Kurosh Kalantar1


1. Departamento de Imunologia, School of Medicine, Shiraz University of Medical Sciences, Shiraz, Irã
2. Centro de Pesquisa de Doenças Autoimunes, Shiraz University of Medical Sciences, Shiraz, Irã

Recebido em 2 de junho de 2019
Aceito em 14 de fevereiro de 2020
Disponível na Internet em 15 de julho de 2020
Como citar este artigo: Hosseini SM, Gholijani N, Chenari N, Kalantar K. Decreased levels of interleukin 27 in the serum of vitiligo patients. An Bras Dermatol. 2020;95:570–4.

Correspondência:

K. Kalantar
E-mail: kalantark@sums.ac.ir

 

Resumo

FUNDAMENTOS: O vitiligo é uma doença cutânea comum em que os melanócitos são destruídos por respostas imunes autorreativas. A perda de melanócitos resulta no aparecimento de áreas despigmentadas em diferentes partes do corpo. As citocinas, como IL-1, IL-6 e TNF-α, têm um papel importante na patogênese do vitiligo. A interleucina 27 (IL-27) é um novo membro da família IL-6/IL-12, liberada principalmente por células apresentadoras de antígeno ativadas. Foi sugerido que a IL-27 atue como citocina pró-inflamatória e anti-inflamatória. Concentrações alteradas de IL-27 foram observadas em várias doenças autoimunes, como esclerose múltipla, artrite reumatoide e psoríase. Ainda não foram realizados estudos para determinar a expressão dessa citocina em pacientes com vitiligo.
OBJETIVO: Determinar a concentração sérica de IL-27 em pacientes com vitiligo e compará-la com a de indivíduos normais.
MÉTODOS: A concentração sérica de IL-27 em 79 pacientes com vitiligo foi avaliada em comparação com 45 controles saudáveis com o teste ELISA.
RESULTADOS: Os resultados mostraram diminuição da concentração de IL-27 em pacientes com vitiligo em comparação com indivíduos saudáveis (p = 0,026). Além disso, não foi observada correlação entre as concentrações de IL-27 e os parâmetros da doença, como a gravidade do vitiligo e a extensão da área despigmentada.
LIMITAÇÃO DO ESTUDO: Um tamanho de amostra maior seria mais recomendável para esse estudo.
CONCLUSÃO: A redução nos níveis séricos de IL-27 em pacientes com vitiligo em comparação com indivíduos normais sugere que essa citocina possa ter um papel anti-inflamatório no vitiligo. Assim, a IL-27 pode ser considerada como um novo alvo para a manipulação do sistema imunológico em pacientes com vitiligo.

Palavras-chave: Citocinas; Inflamação; Vitiligo.



© 2024 Sociedade Brasileira de Dermatologia - Todos os direitos reservados

ISSN-e 1806-4841

GN1 - Sistemas e Publicações