Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.
Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!
Associados da SBDSite destinado aos artigos até 2020. A partir de 2021, favor acessar o site oficial: https://www.anaisdedermatologia.org.br
Volume 82 Número 1
Artigo Especial
Romper o ciclo: minha conduta em casos difíceis de dermatite atópica
Breaking the cycle: how I manage difficult atopic dermatitis
JON M. HANIFIN
Correspondência:
Jon M. Hanifin, M.D.
Professor of Dermatology
Oregon Health & Science University
Center for Health & Healing
3303 S.W. Bond Avenue (CH16D)
Portland, OR 97239-4501
503 494 2121 tel - 503 494 6907 fax
Esta revisão resume a abordagem geral e a filosofia na conduta de casos difíceis de dermatite atópica. Existe uma variedade de tratamentos, assim como de médicos, mas muitos falham e não propiciam um alívio adequado aos pacientes, o que leva a uma alternativa dispendiosa, ou seja, um atitude que visa procurar alergias e complica ainda mais o tratamento desses pacientes. Se nós, como dermatologistas, oferecermos um aconselhamento racional sobre prevenção e cuidados com a pele, junto com uma terapia antiinflamatória eficaz e estável, nossos pacientes irão parar de procurar abordagens irracionais. O novo fluxo de informações sobre a barreira epidérmica propicia uma base para investigar e tratar as doenças xeróticas em uma fase mais precoce durante o primeiro ano de vida, com a esperança de que os problemas crescentes relacionados à dermatite atópica e asma possam ser atenuados com medidas simples e seguras.
Palavras-chave: DERMATITE ATÓPICA/PREVENÇÃO & CONTROLE, DERMATITE ATÓPICA/TERAPIA, DERMATITE ATÓPICA, FATORES IMUNOLÓGICOS
Para ver o artigo na íntegra é necessário logar-se utilizando os dados da
SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) ou dados de Assinante dos ABD (Anais Brasileiros de Dermatologia) no formulário acima.
Caso não se enquadre em nenhuma das opções anteriores,
é possível ter acesso apenas ao conteúdo completo do artigo preenchendo os dados do formulário abaixo.
Clique em cadastre-se se não possuir o registro.
ISSN-e 1806-4841