Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.
Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!
Associados da SBDSite destinado aos artigos até 2020. A partir de 2021, favor acessar o site oficial: https://www.anaisdedermatologia.org.br
Volume 82 Número 1
Artigo de revisão
Dermatite atópica: uma doença cutânea ou uma doença sistêmica? A procura de respostas na história da dermatologia
Atopic dermatitis: a cutaneous or systemic disease? The search for answers in the history of Dermatology
RUBENS MARCELO SOUZA LEITE1, ADRIANA ARAGÃO CRAVEIRO LEITE2, IZELDA MARIA CARVALHO COSTA3
1Mestre pela Universidade de Brasília - Brasília (DF), Brasil. Professor de Dermatologia da Universidade Católica de Brasília - Brasília (DF), Brasil.
2Mestre pela Universidade de Brasília - Brasília (DF), Brasil, Alergista Pediatra do Instituto de Dermatologia e Alergia-Pediatria Saint Louis - Brasília (DF), Brasil.
3Doutora pela Universidade Federal de São Paulo - São Paulo (SP) Brasil. Professora Orientadora do curso de pós-graduação em ciências da saúde da Universidade de Brasília- UnB e Professora Doutora de Dermatologia da Universidade Católica de Brasília - Brasília (DF), Brasil.
Aprovado pelo Conselho Editorial e aceito para publicação em 13.07.2006. Trabalho realizado pela Universidade de Brasília e Universidade Católica de Brasília - Brasília (DF), Brasil. Conflito de interesse declarado: Nenhum. Os autores negam qualquer tipo de suporte financeiro na realização do presente estudo. _Como citar este artigo:_ Leite RMS, Leite AAC, Costa IMC. Dermatite atópica: uma doença cutânea ou uma doença sistêmica? A procura de respostas na história da dermatologia. An Bras Dermatol. 2007;82(1):71-8.
Correspondência:
Rubens Marcelo Souza Leite
Faculdade de Medicina- Universidade Católica
de Brasília.
QS 7, Lote 1, EPCT -Águas Claras
71966-700 / Taguatinga-DF
"E-mail":rubensmarcelo@terra.com.br
A dermatite atópica é doença inflamatória cutânea associada à atopia, predisposição a produzir resposta IgE a alérgenos ambientais, constituindo uma das manifestações das doenças atópicas, junto com a asma e a rinite alérgica. A dermatite atópica é caracterizada por episódios recorrentes de eczema associado a prurido, acometendo superfície cutânea geneticamente alterada, induzindo, por fenômenos imunológicos, a presença de inflamação. Trata-se de doença multifatorial, com enfoque nas alterações sistêmicas e alérgicas ou nas manifestações cutâneas, de acordo com diferentes visões da doença. A conceituação da dermatite atópica é importante, porque a conduta terapêutica pode variar segundo essas duas formas diferentes de analisá-la. Autores modernos discutem extensivamente esses aspectos sem, contudo, alcançar uma conclusão sobre a dermatite atópica como doença sistêmica ou cutânea. A procura dos conceitos sobre a doença, desde os primeiros relatos, associada à evolução do pensamento na dermatologia, poderia esclarecer a origem dessas dúvidas. Uma análise histórica demonstra que a dermatite atópica tem seus conceitos atuais oriundos dos estudos de diversos pensadores, que, em diferentes momentos históricos, descreveram a doença, e que muito do que acreditamos atualmente tem, nesses escritos, seus fundamentos.
Palavras-chave: DERMATITE ATÓPICA, HISTÓRIA DA MEDICINA, SUSCETIBILIDADE À DOENÇA
Para ver o artigo na íntegra é necessário logar-se utilizando os dados da
SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) ou dados de Assinante dos ABD (Anais Brasileiros de Dermatologia) no formulário acima.
Caso não se enquadre em nenhuma das opções anteriores,
é possível ter acesso apenas ao conteúdo completo do artigo preenchendo os dados do formulário abaixo.
Clique em cadastre-se se não possuir o registro.
ISSN-e 1806-4841