Acesso Restrito:

Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.

Login como assinante

Acesso Restrito:

Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!

Associados da SBD

Volume 95 Número 4

Investigação

Padrões dietéticos de pacientes com psoríase em instituição pública de saúde do Brasil*

Dietary patterns of patients with psoriasis at a public healthcare institution in Brazil*


Tatiana Cristina Figueira Polo1; José Eduardo Corrente2; Luciane Donida Bartoli Miot3; Silvia Justina Papini4; Hélio Amante Miot3


1. Departamento de Patologia, Faculdade de Medicina de Botucatu, Universidade Estadual Paulista, Botucatu, SP, Brasil
2. Departamento de Bioestatística, Instituto de Biociências de Botucatu, Universidade Estadual Paulista, Botucatu, SP, Brasil
3. Departamento de Dermatologia e Radioterapia, Faculdade de Medicina de Botucatu, Universidade Estadual Paulista, Botucatu, SP, Brasil
4. Departamento de Enfermagem, Faculdade de Medicina de Botucatu, Universidade Estadual Paulista, Botucatu, SP, Brasil

Recebido em 23 de outubro de 2019
Aceito em 3 de fevereiro de 2020
Disponível na Internet em 18 de junho de 2020
Como citar este artigo: Polo TCF, Corrente JE, Miot LDB, Papini SJ, Miot HA. Dietary patterns of patients with psoriasis at a public healthcare institution in Brazil. An Bras Dermatol. 2020;95:452–8

Correspondência:

H.A. Miot
E-mail: heliomiot@gmail.com

 

Resumo

FUNDAMENTOS: Psoríase é uma doença inflamatória crônica, com repercussão sistêmica e associada a comorbidades, como síndrome metabólica, doença cardiovascular e obesidade. Há maior prevalência de obesos em comparação com a população geral. A dieta é um fator ambiental relevante, visto que má nutrição, peso corporal inadequado e doenças metabólicas, além do risco direto à saúde, prejudicam o tratamento da psoríase.
OBJETIVOS: Avaliar os padrões de consumo alimentar, aspectos antropométricos e aspectos relacionados à síndrome metabólica em pacientes com psoríase.
MÉTODOS: Estudo transversal por meio da avaliação antropométrica e questionário de frequência alimentar. Os itens do questionário de frequência alimentar foram avaliados por análise fatorial exploratória; os padrões alimentares identificados foram analisados por métodos multivariados.
RESULTADOS: Foram avaliados 94 pacientes, 57% do sexo feminino, média de 54,9 anos. A prevalência de obesidade foi de 48% e de síndrome metabólica, de 50%. A análise fatorial do questionário de frequência alimentar identificou dois padrões alimentares: Padrão 1 – predomínio de alimentos processados; Padrão 2 – predomínio de alimentos in natura. A análise multivariada revelou que os Padrões 1 e 2 apresentaram comportamentos inversos e a maior adesão à dieta 2 associou-se ao sexo feminino, indivíduos eutróficos, ausência de alterações lipídicas e da pressão arterial, além de relação cintura-quadril e atividade de doença cutânea menores.
LIMITAÇÕES DO ESTUDO: Estudo monocêntrico feito em instituição pública, dependente da memória alimentar.
CONCLUSÃO: Identificaram-se dois padrões dietéticos em uma amostra brasileira de pacientes com psoríase. A prevalência de obesidade e síndrome metabólica foi maior do que na população adulta brasileira. A dieta in natura associou-se a menores indicadores de síndrome metabólica.

Palavras-chave: Consumo de alimentos; Comportamento alimentar; Psoríase.



© 2024 Sociedade Brasileira de Dermatologia - Todos os direitos reservados

ISSN-e 1806-4841

GN1 - Sistemas e Publicações