Acesso Restrito:

Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.

Login como assinante

Acesso Restrito:

Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!

Associados da SBD

Volume 95 Número 4

Educação médica continuada

Infecções cutâneas bacterianas graves*

Severe bacterial skin infections*


Sílvio Alencar Marques; Luciana Patrícia Fernandes Abbade


Faculdade de Medicina, Universidade Estadual Paulista, Botucatu, SP, Brasil

Recebido em 14 de abril de 2020
Aceito em 25 de abril de 2020
Disponível na Internet em 17 de junho de 2020
Como citar este artigo: Marques SA, Abbade LPF. Severe bacterial skin infections. An Bras Dermatol. 2020;95:407-17.

Correspondência:

L.P. Abbade
E-mail: fernandes.abbade@unesp.br

 

Resumo

As enfermidades bacterianas graves aqui discutidas serão aquelas que cursam com lesões dermatológicas em suas manifestações iniciais e, portanto, com frequência o dermatologista é chamado para opinar ou até mesmo é o primeiro médico a examinar o paciente. Demos prioridade nesta revisão àquelas que evoluem com necrose cutânea no decorrer de sua história natural, ou seja, a fasciíte necrosante, a gangrena de Fournier e o ectima gangrenoso. Observem os leitores que usamos a terminologia mais didática, individualizamos cada enfermidade, em vez de nos referir a elas pelo termo genérico “infecções necrosantes dos tecidos moles”. Acrescentamos nesta discussão, por sua relevância e frequência crescente, as infecções por Staphylococcus aureus meticilina resistente (MRSA, methicillin-resistant S. aureus), mais especificamente os abcessos, furúnculos e antraz e suas potenciais etiologias por MRSA. O enfoque será dado à epidemiologia, manifestações clínicas dermatológicas, métodos de diagnóstico e tratamento de cada uma das enfermidades citadas.

Palavras-chave: Ectima; Fasciíte necrosante; Furúnculo; Gangrena de Fournier; Infecções bacterianas; Staphylococcus aureus resistente à meticilina.



© 2024 Sociedade Brasileira de Dermatologia - Todos os direitos reservados

ISSN-e 1806-4841

GN1 - Sistemas e Publicações