Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.
Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!
Associados da SBDSite destinado aos artigos até 2020. A partir de 2021, favor acessar o site oficial: https://www.anaisdedermatologia.org.br
Volume 95 Número 3
Caso Clínico
Tinha do couro cabeludo: dermatoscopia e microscopia com cálcio fluorescente como ferramentas de diagnóstico altamente eficientes e precisas
Tinea capitis: dermoscopy and calcium fluorescent microscopy as highly efficient and precise diagnostic tools
Hui Xiao; Sushmita Pradhan; Xin Ran; Yuping Ran
Departamento de Dermatovenereologia, Hospital da China Ocidental, Universidade de Sichuan, China
Recebido em 10 de novembro de 2018
Aceito em 13 de junho de 2019
Disponível na Internet em 12 de maio de 2020
Como citar este artigo: Xiao H, Pradhan S, Ran X, Ran Y. Tinea capitis: dermoscopy and calcium fluorescent microscopy as a highly efficient and precise diagnostic tools. An Bras Dermatol. 2020;95:332–5.
Correspondência:
Y. Ran
E-mail: anyuping@vip.sina.com
A tinha do couro cabeludo é observada principalmente em crianças em idade escolar. Alguns casos de tinha do couro cabeludo com achados insignificantes a olho nu podem ser facilmente ignorados. Os autores descrevem um caso incomum de tinha do couro cabeludo causada por Trichophyton violaceum. A paciente, de oito anos de idade, apresentava história de prurido no couro cabeludo há mais de um ano. O diagnóstico foi confirmado por exame clínico, dermatoscopia, microscopia com cálcio fluorescente e cultura. Os cabelos em vírgula, e em saca-rolhas são dois padrões dermatoscópicos específicos da tinha do couro cabeludo. A paciente foi tratada com itraconazol sistêmico, aplicação tópica com creme de naftifina a 1% e cetoconazol a 0,25%, seguido de lavagem diária dos cabelos com shampoo com cetoconazol a 2% por oito semanas.
Palavras-chave: Corantes fluorescentes; Dermatoscopia; Microscopia de fluorescência; Tinha do couro cabeludo.
Para ver o artigo na íntegra é necessário logar-se utilizando os dados da
SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) ou dados de Assinante dos ABD (Anais Brasileiros de Dermatologia) no formulário acima.
Caso não se enquadre em nenhuma das opções anteriores,
é possível ter acesso apenas ao conteúdo completo do artigo preenchendo os dados do formulário abaixo.
Clique em cadastre-se se não possuir o registro.
ISSN-e 1806-4841