Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.
Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!
Associados da SBDSite destinado aos artigos até 2020. A partir de 2021, favor acessar o site oficial: https://www.anaisdedermatologia.org.br
Volume 95 Número 3
Investigação
Diferentes padrões de distribuição das células dendríticas plasmocitoides no lúpus eritematoso discoide e no líquen plano pilar demonstrados pela imunomarcação com CD123*
Different distribution patterns of plasmacytoid dendritic cells in discoid lupus erythematosus and lichen planopilaris demonstrated by cd123 immunostaining*
Azadeh Rakhsan1; Parviz Toossi2; Maliheh Amani1; Sahar Dadkhahfar2; Arash Bagheri Hamidi2
1. Departamento de Patologia, Hospital Shohada-e Tajrish, Universidade de Ciências Médicas Shahid Beheshti, Teerã, Irã
2. Centro de Pesquisa da Pele, Universidade de Ciências Médicas Shahid Beheshti, Hospital Shohada-e Tajrish, Teerã, Irã
Recebido em 14 de abril de 2019
Aceito em 10 de novembro de 2019
Disponível na Internet em 21 de maio de 2020
Como citar este artigo: Rakhshan A, Toossi P, Amani M, Dadkhahfar S, Hamidi AB. Different distribution patterns of plasmacytoid dendritic cells in discoid lupus erythematosus and lichen planopilaris demonstrated by CD123 immunostaining. An Bras Dermatol. 2020;95:307–13.
Correspondência:
M. Amani
E-mail: ml.amani@yahoo.com
FUNDAMENTOS: As características clínicas e histológicas da alopecia cicatricial associada ao líquen plano pilar e ao lúpus eritematoso discoide podem se sobrepor.
OBJETIVO: Demonstrar a infiltração cutânea de células dendríticas plasmocitoides e comparar seu padrão de distribuição no lúpus eritematoso discoide e no líquen plano pilar.
MÉTODOS: Foram imunomarcados com CD123: 24 casos de lúpus eritematoso discoide e 30 casos de líquen plano pilar. A porcentagem e o padrão de distribuição das células dendríticas plasmocitoides e a presença de aglomerados de células dendríticas plasmocitoides foram avaliados nas amostras.
RESULTADOS: O número de células dendríticas plasmocitoides foi maior nas amostras de lúpus eritematoso discoide. Agregados de dez células ou mais (aglomerado grande) foram observados em metade das amostras de lúpus eritematoso discoide e em apenas duas amostras de líquen plano pilar, com sensibilidade de 50% e especificidade de 93% para diferenciar lúpus eritematoso discoide de líquen plano pilar.
LIMITAÇÕES DO ESTUDO: A incidência e a prevalência de alopecia cicatricial associada ao lúpus eritematoso discoide no couro cabeludo são baixas; portanto, o tamanho amostral do presente estudo foi pequeno.
CONCLUSÕES: Sugere-se que um agregado de células dendríticas plasmocitoides de dez células ou mais seja altamente específico para distinguir lúpus eritematoso discoide de líquen plano pilar. A imunomarcação com CD123 aparenta ser útil nos estágios ativo e tardio da doença.
Palavras-chave: Alopecia; Células dendríticas; Líquen plano; Lúpus eritematoso discoide.
Para ver o artigo na íntegra é necessário logar-se utilizando os dados da
SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) ou dados de Assinante dos ABD (Anais Brasileiros de Dermatologia) no formulário acima.
Caso não se enquadre em nenhuma das opções anteriores,
é possível ter acesso apenas ao conteúdo completo do artigo preenchendo os dados do formulário abaixo.
Clique em cadastre-se se não possuir o registro.
ISSN-e 1806-4841