Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.
Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!
Associados da SBDSite destinado aos artigos até 2020. A partir de 2021, favor acessar o site oficial: https://www.anaisdedermatologia.org.br
Volume 95 Número 2
Revisão
Manejo dos eventos adversos dermatológicos das terapias oncológicas: recomendações de um painel de especialistas*
Management of dermatologic adverse events from cancer therapies: recommendations of an expert panel*
Jade Cury-Martins1; Adriana Pessoa Mendes Eris2,3; Cristina Martinez Zugaib Abdalla4; Giselle de Barros Silva5; Veronica Paula Torel de Moura6; Jose Antonio Sanches1
1. Departamento de Dermatologia, Hospital das Clínicas, Faculdade de Medicina, Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil
2. Clínica de Dermatologia, Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil
3. Núcleo de Câncer da Pele, A.C. Camargo Cancer Center, São Paulo, SP, Brasil
4. Setor de Dermatologia, Hospital Sírio-Libanês, São Paulo, SP, Brasil
5. Setor de Dermatologia, Centro Paulista de Oncologia, São Paulo, SP, Brasil
6. Centro de Oncologia, Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil
Recebido em 13 de janeiro de 2019
Aceito em 12 de janeiro de 2020
Disponível na Internet em 15 de abril de 2020
Como citar este artigo: Cury-Martins J, Eris APM, Abdalla CMZ, Silva GB, Moura VPT, Sanches JA. Management of dermatologic adverse events from cancer therapies: recommendations of an expert panel. An Bras Dermatol. 2020;95:221-237.
Correspondência:
J. Cury-Martins
E-mail: jadecury@yahoo.com.br
Com o desenvolvimento de novas terapias contra o câncer, o perfil de toxicidade sistêmica e os efeitos na sobrevida tiveram uma grande evolução. No entanto, uma constelação de toxicidades emergiu, ainda mais notavelmente, eventos adversos cutâneos. Essas recomendações, desenvolvidas por um grupo de especialistas brasileiros em oncodermatologia, visam a estabelecer uma diretriz para o atendimento dermatológico de pacientes oncológicos. Quando possível, foram feitas recomendações baseadas em evidências, mas em muitos casos, quando não havia uma evidência forte, chegou-se a um consenso com base em alguns dados que suportam o uso de tais medidas, associados a experiências pessoais dos autores.
Palavras-chave: Antineoplásicos; Antineoplásicos imunológicos; Dermatologia; Efeitos colaterais e reações adversas relacionadas a medicamentos; Oncologia; Terapia de alvo molecular.
Para ver o artigo na íntegra é necessário logar-se utilizando os dados da
SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) ou dados de Assinante dos ABD (Anais Brasileiros de Dermatologia) no formulário acima.
Caso não se enquadre em nenhuma das opções anteriores,
é possível ter acesso apenas ao conteúdo completo do artigo preenchendo os dados do formulário abaixo.
Clique em cadastre-se se não possuir o registro.
ISSN-e 1806-4841