Acesso Restrito:

Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.

Login como assinante

Acesso Restrito:

Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!

Associados da SBD

Volume 95 Número 2

Investigação

Comprometimento das funções miocárdicas e rigidez arterial em pacientes com líquen plano*

Impairment of myocardial functions and arterial stiffness in patients with lichen planus*


Leyla Baykal Selcuk1; Mursel Sahin1; Deniz Aksu Arıca1; Asım Orem2; Zeynep Karaca Ural1; Savaş Yaylı1


1. Departamento de Dermatologia, Faculdade de Medicina, Universidade Técnica Karadeniz, Trabzon, Turquia
2. Departamento de Bioquímica, Faculdade de Medicina, Universidade Técnica Karadeniz, Trabzon, Turquia

Recebido em 28 de fevereiro de 2019
Aceito em 30 de julho de 2019
Disponível na Internet em 14 de abril de 2020
Como citar este artigo: Baykal Selcuk L, Sahin M, Arica DA, Orem A, Ural ZK, Yaylı S. Impairment of myocardial functions and arterial stiffness in patients with lichen planus. An Bras Dermatol. 2020;95:180-186.

Correspondência:

L. Baykal Selcuk
E-mail: dr.leylabaykal@gmail.com

 

Resumo

FUNDAMENTOS: O líquen plano é uma doença mucocutânea inflamatória crônica. Estudos recentes sugeriram que ela está associada a um maior risco de comorbidades cardiovasculares.
OBJETIVO: Avaliar e comparar a rigidez arterial e a hemodinâmica cardiovascular em pacientes com líquen plano e um grupo controle saudável.
MÉTODOS: Foram incluídos 55 pacientes com líquen plano e 42 controles saudáveis. Todos os pacientes foram submetidos a um exame ecocardiográfico; a rigidez arterial foi mensurada por tonometria de aplanação.
RESULTADOS: Nenhuma diferença estatisticamente significante foi observada entre os grupos paciente e controle em termos de rigidez arterial, mas ela foi significativamente maior nos pacientes com líquen plano erosivo em comparação com o grupo controle e outros pacientes (p = 0,006 e p = 0,023, respectivamente). Observou-se uma correlação positiva moderada entre a duração da doença e a rigidez arterial. O comprometimento das funções sistólica e diastólica também foi observado em pacientes com líquen plano em comparação ao grupo controle (p < 0,001 e p = 0,005, respectivamente).
LIMITAÇÕES DO ESTUDO: Número relativamente baixo de pacientes.
CONCLUSÃO: A correlação positiva observada entre a duração da doença e a rigidez arterial em pacientes com líquen plano sugere que esses pacientes devam ser monitorados quanto ao risco cardiovascular na presença de doença resistente e de longo prazo, principalmente no caso de líquen plano erosivo.

Palavras-chave: Líquen plano; Líquen plano oral; Rigidez vascular.



© 2024 Sociedade Brasileira de Dermatologia - Todos os direitos reservados

ISSN-e 1806-4841

GN1 - Sistemas e Publicações