Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.
Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!
Associados da SBDSite destinado aos artigos até 2020. A partir de 2021, favor acessar o site oficial: https://www.anaisdedermatologia.org.br
Volume 95 Número 2
Investigação
Análise dos polimorfismos no gene da filagrina 2 em pacientes com dermatite atópica*
Analysis of filaggrin 2 gene polymorphisms in patients with atopic dermatitis*
Amanda Hertz1; Luna Azulay-Abulafia2; Adriana Paulino do Nascimento3; Cintya Yumi Ohara4; Fabio Chigres Kuschnir5,6; Luís Cristovão Porto3
1. Ambulatório de Dermatologia Pediátrica, Instituto de Dermatologia Prof. Rubem David Azulay, Rio de Janeiro, RJ, Brasil
2. Departamento de Dermatologia, Instituto de Dermatologia Prof. Rubem David Azulay, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil
3. Laboratório de Histocompatibilidade e Criopreservação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil
4. Departamento de Alergia e Imunopatologia, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil
5. Departamento de Pediatria, Faculdade de Ciências Médicas, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil
6. Departamento de Alergia, Universidade Estadual do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Recebido em 8 de julho de 2018
Aceito em 26 de julho de 2019
Disponível na Internet em 16 de abril de 2020
Como citar este artigo: Hertz A, Azulay-Abulafia L, Nascimento AP, Ohara CY, Kuschnir FC, Porto LC. Analysis of filaggrin 2 gene polymorphisms in patients with atopic dermatitis. An Bras Dermatol. 2020;95:173-179.
Correspondência:
A. Hertz
E-mail: hertzamanda@gmail.com
FUNDAMENTOS: Polimorfismos do gene da filagrina 2 (rs 12568784 e rs 16899374) estão associados com dermatite atópica persistente em pacientes negros. A filagrina 2 é uma proteína com função semelhante à filagrina e também codificada no complexo de diferenciação da epiderme no cromossomo 1q21.
OBJETIVO: Avaliar os polimorfismos no gene da filagrina 2 (rs 12568784 e rs 16899374) em crianças e adultos com dermatite atópica e verificar a associação desses com a gravidade do quadro clínico, presença de outras doenças alérgicas e fatores sociodemográficos.
MÉTODO: O estudo foi feito com pacientes do ambulatório de dermatite atópica e grupo controle. Foram usados questionários para avaliar etnia, sexo, faixa etária, histórico familiar, Scoring Atopic Dermatitis (SCORAD), entre outros parâmetros. A genotipagem do gene da filagrina 2 foi feita através de reação em cadeia da polimerase em tempo real.
RESULTADOS: Foram avaliados 48 pacientes e 83 controles. Não foi encontrada uma correlação entre as variáveis estudadas dos pacientes com dermatite atópica e os polimorfismos. Também não houve diferença significativa entre a prevalência dos polimorfismos nos pacientes e no grupo controle p > 0,05.
LIMITAÇÕES DO ESTUDO: O uso exclusivo de informações da etnia autodeclarada e o número da amostra.
RESULTADOS: Os resultados deste trabalho podem ser um incentivo para o estudo de polimorfismos na dermatite atópica, considerando-se a característica multiétnica da população brasileira.
CONCLUSÃO: Este é um trabalho inédito no Brasil e o primeiro estudo no mundo a ter um grupo controle para avaliar alterações no gene da filagrina 2.
Palavras-chave: Alergia; Dermatite atópica; Imunologia; Polimorfismo genético.
Para ver o artigo na íntegra é necessário logar-se utilizando os dados da
SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) ou dados de Assinante dos ABD (Anais Brasileiros de Dermatologia) no formulário acima.
Caso não se enquadre em nenhuma das opções anteriores,
é possível ter acesso apenas ao conteúdo completo do artigo preenchendo os dados do formulário abaixo.
Clique em cadastre-se se não possuir o registro.
ISSN-e 1806-4841