Acesso Restrito:

Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.

Login como assinante

Acesso Restrito:

Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!

Associados da SBD

Volume 95 Número 2

Investigação

Maior incidência de componentes da síndrome metabólica em pacientes com vitiligo: estudo transversal prospectivo*

Higher incidence of metabolic syndrome components in vitiligo patients: a prospective cross-sectional study*


1. Departamento de Dermatologia e Venereologia, Ufuk University School of Medicine, Ancara, Turquia
2. Departamento de Dermatologia e Venereologia, Hacettepe University Hospital, Ancara, Turquia


E. Tanacan
E-mail: efsunkln@yahoo.com

Recebido em 5 de março de 2019
Aceito em 22 de julho de 2019
Disponível na Internet em 11 de abril de 2020
Como citar este artigo: Tanacan E, Atakan N. Higher incidence of metabolic syndrome components in vitiligo patients: a prospective cross-sectional study. An Bras Dermatol. 2020;95:165-172.

Correspondência:

Recebido em 5 de março de 2019
Aceito em 22 de julho de 2019
Disponível na Internet em 11 de abril de 2020
Como citar este artigo: Tanacan E, Atakan N. Higher incidence of metabolic syndrome components in vitiligo patients: a prospective cross-sectional study. An Bras Dermatol. 2020;95:165-172.

 

Resumo

FUNDAMENTOS/OBJETIVO: Investigar a associação entre vitiligo e síndrome metabólica (SM).
MÉTODOS: Estudo transversal prospectivo realizado entre 2014 e 2016. Os grupos estudo (n = 155) e controle (n = 155) foram avaliados quanto à SM de acordo com os critérios do Painel de Tratamento do Adulto III do Programa Nacional de Educação sobre Colesterol (NCEP-ATP III) e os critérios da Federação Internacional de Diabetes (IDF). O grupo de estudo foi subdividido em três grupos, de acordo com o índice de área comprometida pelo vitiligo e os valores do índice de atividade da doença vitiligo (Grupo 1: 6,89 para índice de área comprometida pelo vitiligo, Grupo A: -1-0, Grupo B: 1-2 e Grupo C: 3-4 para índice de atividade da doença vitiligo, respectivamente). As taxas de SM de acordo com ambos os critérios foram comparadas entre os grupos de índice de atividade da doença vitiligo e de índice de área comprometida pelo vitiligo.
RESULTADOS: As taxas de SM foram de 37,4% e 40% no grupo de estudo e 19,4% e 26,5% no grupo controle, de acordo com os critérios NCEP-ATPIII e IDF, respectivamente (p < 001 e p = 0,011). A SM foi mais frequentemente observada nos grupos 2 de 3 de índice de área comprometida pelo vitiligo em comparação com grupo 1, bem como no grupo C de índice de atividade da doença vitiligo em comparação com os grupos A e B.
LIMITAÇÕES DO ESTUDO: Experiência em um único centro, ausência de marcadores de estresse oxidativo mais específicos e falta de seguimento de longo prazo dos pacientes.
CONCLUSÕES: A frequência de SM foi maior em pacientes com vitiligo não segmentar e a taxa foi maior na forma ativa/grave da doença.

Palavras-chave: Obesidade; Síndrome metabólica X; Vitiligo.



© 2024 Sociedade Brasileira de Dermatologia - Todos os direitos reservados

ISSN-e 1806-4841

GN1 - Sistemas e Publicações