Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.
Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!
Associados da SBDSite destinado aos artigos até 2020. A partir de 2021, favor acessar o site oficial: https://www.anaisdedermatologia.org.br
Volume 95 Número 1
Relato de Caso
Eritrodermia como primeira manifestação de carcinoma epidermoide do pulmão: relato de caso raro*
Erythroderma as first manifestation of squamous cell lung cancer: rare case report*
Jorge Arandes-Marcocci; Maribel Iglesias-Sancho; Núria Setó-Torrent; María Teresa Fernández-Figueras
Hospital Universitari Sagrat Cor-Grupo Quirónsalud, Barcelona, Espanha
Recebido em 3 de março de 2019
Aceito em 19 de maio de 2019
Disponível na Internet em 19 de fevereiro de 2020
Como citar este artigo: Arandes-Marcocci J, Iglesias-Sancho M, Setó-Torrent N, Fernández-Figueras MT. Erythroderma as first manifestation of squamous cell lung cancer: rare case report. An Bras Dermatol. 2020;95:67-70.
Correspondência:
J. Arandes-Marcocci
E-mail: jorge.arandes@hotmail.com
A eritrodermia como primeira manifestação de neoplasias de órgãos sólidos é rara. O diagnóstico de câncer subjacente é desafiador. Alguns casos de eritrodermia em pacientes com câncer foram relatados na literatura. Os autores descrevem o caso de um homem de 70 anos que apresentou astenia, perda de peso, tosse seca e eritema corporal total com descamação no último mês. Uma tomografia computadorizada de tórax indicou uma lesão nodular, finalmente diagnosticada como carcinoma epidermoide do pulmão. Tanto quanto é do conhecimento dos autores, apenas 13 casos com eritrodermia foram relatados na literatura. Este relato de caso demonstra a necessidade de se investigarem neoplasias em pacientes que apresentam eritrodermia, principalmente na presença de sintomas debilitantes associados.
Palavras-chave: Carcinoma epidermoide; Dermatite esfoliativa; Doencas de pele; Neoplasias pulmonares; Síndromes paraneoplásicas
Para ver o artigo na íntegra é necessário logar-se utilizando os dados da
SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) ou dados de Assinante dos ABD (Anais Brasileiros de Dermatologia) no formulário acima.
Caso não se enquadre em nenhuma das opções anteriores,
é possível ter acesso apenas ao conteúdo completo do artigo preenchendo os dados do formulário abaixo.
Clique em cadastre-se se não possuir o registro.
ISSN-e 1806-4841