Acesso Restrito:

Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.

Login como assinante

Acesso Restrito:

Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!

Associados da SBD

Volume 94 Número 6

Investigação

Rosácea associada a risco aumentado de transtorno de ansiedade generalizada: estudo caso-controle de prevalência e risco de ansiedade em pacientes com rosácea*

Rosacea associated with increased risk of generalized anxiety disorder: a case-control study of prevalence and risk of anxiety in patients with rosacea*


Pinar Incel Uysal; Neslihan Akdogan; Yildiz Hayran; Ayse Oktem; Basak Yalcin


Departamento de Dermatologia, Hospital de Treinamento e Pesquisa Ankara Numune, Ancara, Turquia

Recebido em 30 de janeiro de 2019
Aceito em 28 de março de 2019
Disponível na Internet em 14 de dezembro de 2019
Como citar este artigo: Incel Uysal P, Akdogan N, Hayran Y, Oktem A, Yalcin B. Rosacea associated with increased risk of generalized anxiety disorder: a case-control study of prevalence and risk of anxiety in patients with rosacea An Bras Dermatol. 2019;94:704-9.

Correspondência:

Pinar Incel Uysal
pinarincel@hotmail.com

 

Resumo

FUNDAMENTOS: A rosácea pode causar sofrimento emocional e ansiedade. No entanto, a literatura apresenta poucos dados sobre a ocorrência de transtorno de ansiedade generalizada em pacientes com rosácea.
OBJETIVO: Detectar a frequência e o nível de ansiedade e depressão em pacientes com rosácea.
MÉTODOS: O estudo incluiu 194 pacientes consecutivos com rosácea e 194 controles pareados por idade e sexo. A gravidade da rosácea foi avaliada de acordo com os critérios do Comitê de Ética da National Rosacea Society. Tanto os pacientes como os controles foram avaliados pela escala de sete itens do Transtorno de Ansiedade Generalizada e a gravidade foi medida pelo transtorno de ansiedade generalizada-adulto.
RESULTADOS: O diagnóstico de ansiedade e/ou transtorno depressivo foi mais comum no grupo de pacientes (24,7% vs. 7,2%, p < 0,01). Pacientes do sexo feminino estavam particularmente em risco de ter transtorno de ansiedade generalizada (OR = 2,8; IC 95%: 1,15-7,37; p = 0,02).
LIMITAÇÕES DO ESTUDO: Em um único centro, com amostragem limitada.
CONCLUSÕES: Pacientes com rosácea apresentam maior risco de desenvolver transtornos de ansiedade, inclusive transtorno de ansiedade generalizada. Pacientes do sexo feminino, aqueles com níveis educacionais mais baixos, com subtipo fimatoso, pacientes não tratados e pacientes com histórico de morbidade psiquiátrica podem apresentar maior risco de ansiedade. É essencial considerar as características psicológicas dos pacientes para melhorar seu bem-estar.

Palavras-chave: Ansiedade; Depressão; Rosácea; Transtornos de ansiedade.



© 2024 Sociedade Brasileira de Dermatologia - Todos os direitos reservados

ISSN-e 1806-4841

GN1 - Sistemas e Publicações