Acesso Restrito:

Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.

Login como assinante

Acesso Restrito:

Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!

Associados da SBD

Volume 94 Número 6

Investigação

Fármacos causadores de reações cutâneas induzidas por medicamentos na china central: análise de 608 casos*

Causative drugs for drug-induced cutaneous reactions in central China: a 608-case analysis*


Jun Zhao1,2; Lei Hu3; Lihua Zhang4,5; Maosong Zhou6; Lichen Gao7; Lin Cheng4,8,9,10


1. Escola de Oftalmologia e Optometria, Universidade de Shenzhen, Shenzhen, China
2. Hospital Oftalmológico de Shenzhen, Universidade de Jinan, Instituto Oftalmológico de Shenzhen, Shenzhen, China
3. Departamento de Farmácia, Hospital Popular da Universidade de Pequim, Pequim, China
4. Departamento de Farmacologia Clínica, Hospital Xiangya, Universidade do Centro-Sul, Changsha, China
5. Instituto de Farmacologia Clínica, Laboratório Central de Farmacogenética de Hunan, Universidade do Centro-Sul, Changsh, China
6. Departamento de Dermatologia, Oitavo Hospital Popular de Changsha, Changsha, China
7. Departamento de Oncologia, Instituto do Câncer, Hospital Central de Changsha, Changsha, China
8. Laboratório Estadual Central de Oftalmologia, Centro Oftalmológico de Zhongshan, Universidade Sun Yat-sen, Guangzhou, China
9. Instituto de Pesquisa em Ciências Visuais de Shenzhen, Shenzhen, China
10. Escola de Oftalmologia e Optometria, Hospital Oftalmológico, Universidade Médica de Wenzhou, Wenzhou, China

Recebido em 21 de maio de 2018
Aceito em 7 de janeiro de 2019
Disponível na Internet em 14 de dezembro de 2019
Como citar este artigo: Zhao J, Hu L, Zhang L, Zhou M, Gao L, Cheng L. Causative drugs for drug-induced cutaneous reactions in central China: a 608 case analysis. An Bras Dermatol. 2019;94:664-70.

Correspondência:

Lin Cheng
kjade.cheng@gmail.com

 

Resumo

FUNDAMENTOS: Os relatos sobre os fármacos causadores de reações cutâneas adversas na China são indefinidos; diferentes regiões relataram que o espectro de medicamentos difere substancialmente em diferentes condições clínicas.
OBJETIVO: Investigar os fármacos que causaram reações cutâneas.
MÉTODOS: Os relatos de reações adversas a medicamentos da região central da China foram coletados e divididos em dois grupos: reações cutâneas adversas e reações cutâneas adversas graves. Os casos foram revisados retrospectivamente para identificar os fármacos responsáveis.
RESULTADOS: A proporção entre homens e mulheres foi igual tanto para reações cutâneas adversas quanto reações cutâneas adversas graves. Nas reações cutâneas adversas (n = 482), a maior incidência foi observada na faixa entre 51-60 anos e os três principais medicamentos causadores foram antibióticos (48%), medicamentos tradicionais chineses (16%) e alopurinol (9%). Nas reações cutâneas adversas graves(n = 126), a maior incidência foi observada na faixa entre 41-50 anos e os três principais medicamentos causadores foram sedativos-hipnóticos e antiepilépticos (39%), antibióticos (22%) e alopurinol (15%). A carbamazepina foi o fármaco mais frequentemente usado de forma isolada (16/18) em sedativos-hipnóticos e antiepilépticos. Dentre os antibióticos, os β-lactâmicos foram o que mais induziram reações cutâneas adversas e reações cutâneas adversas graves.
LIMITAÇÕES DO ESTUDO: O pequeno tamanho da amostra, o desenho retrospectivo, a coleta de reações cutâneas adversas e reações cutâneas adversas graves em diferentes intervalos de tempo e locais e a exclusão de pacientes que tomavam mais de cinco medicamentos são limitações do estudo.
CONCLUSÕES: O sexo dos pacientes não afetou a incidência de reações cutâneas adversas e reações cutâneas adversas graves. Os três principais medicamentos que induziram reações cutâneas adversas foram antibióticos, medicamentos tradicionais chineses e alopurinol, enquanto aqueles que induziram reações cutâneas adversas graves foram sedativos-hipnóticos e antiepilépticos, antibióticos e alopurinol. A carbamazepina foi o fármaco usado isoladamente que mais frequentemente induziu reações cutâneas adversas graves. Dentre os antibióticos, os β-lactâmicos foram o que mais induziram reações cutâneas adversas e reações cutâneas adversas graves.

Palavras-chave: Erupções medicamentosas; Farmacovigilância; Hipersensibilidade a medicamentos; Reações cutâneas adversas graves induzidas por medicamentos; Reações cutâneas adversas induzidas por medicamentos.



© 2024 Sociedade Brasileira de Dermatologia - Todos os direitos reservados

ISSN-e 1806-4841

GN1 - Sistemas e Publicações