Acesso Restrito:

Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.

Login como assinante

Acesso Restrito:

Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!

Associados da SBD

Volume 94 Número 5

Investigação

Correlação entre eczema mamilar na gravidez e dermatite atópica no norte da índia: um estudo de 100 casos*

Correlation of nipple eczema in pregnancy with atopic dermatitis in Northern India: a study of 100 cases*


Anita Puri1; Anisha Sethi2; Karan Jit Pal Singh Puri2; Anmol Sharma3


1. Departamento de Obstetrícia e Ginecologia, Government Medical College and Hospital, Amritsar, Punjab, Índia
2. Departamento de Pele e Doenças Venéreas, Government Medical College and Hospital, Chandigarh, Índia
3. Departamento de Ortopedia, Government Medical College and Hospital, Chandigarh, Índia

Recebido em 19 de abril de 2018
Aceito em 18 de outubro de 2018
Disponível na Internet em 14 de novembro de 2019
Como citar este artigo: Puri A, Sethi A, Puri KJPS, Sharma A. Correlation of nipple eczema in pregnancy with atopic dermatitis in Northern India: a study of 100 cases. An Bras Dermatol. 2019;94:549-52.

Correspondência:

Anisha Sethi
dr.anishasethi@gmail.com

 

Resumo

INTRODUÇÃO: O eczema mamilar é uma apresentação incomum da dermatite atópica. Nenhum estudo na literatura indicou o eczema mamilar na gravidez como uma manifestação da dermatite atópica.
OBJETIVO: Avaliar se o eczema mamilar na gravidez é uma manifestação de dermatite atópica.
MÉTODOS: Este foi um estudo observacional prospectivo, incluindo 100 mulheres que apresentaram eczema mamilar pela primeira vez durante a gravidez. Os critérios de exclusão foram qualquer paciente com história prévia de eczema nos mamilos, aquelas já em tratamento oral ou tópico para dermatite atópica ou eczema mamilar e presença de outras doenças que simulam o eczema. As pacientes foram divididas em dois grupos: eczema mamilar com dermatite atópica e sem dermatite atópica. Dados demográficos, características clínicas, contagem total de leucócitos, contagem diferencial de leucócitos, contagem absoluta de eosinófilos e níveis séricos de IgE foram comparados entre os dois grupos para detectar a associação entre o eczema mamilar na gravidez e a dermatite atópica.
RESULTADOS: De 100 pacientes, 39 foram diagnosticadas com dermatite atópica e 61 não apresentaram quaisquer características sugestivas de dermatite atópica. Não foram observadas diferenças estatisticamente significativas na média de idade, duração média dos sintomas e níveis séricos de IgE entre os grupos. Em pacientes com dermatite atópica, os sintomas bilaterais foram mais frequentes do que em pacientes sem a doença; entretanto, essa diferença não foi estatisticamente significativa.
LIMITAÇÕES DO ESTUDO: As pacientes não foram acompanhadas a longo prazo e a literatura não apresenta estudos de grande porte que possibilitem a comparação com os presentes resultados.
CONCLUSÃO: Eczema mamilar na gravidez segue um padrão semelhante ao observado em outros grupos etários. O perfil clínico das pacientes é semelhante em casos com e sem dermatite atópica.

Palavras-chave: Dermatite atópica; Eczema; Mamilos.



© 2024 Sociedade Brasileira de Dermatologia - Todos os direitos reservados

ISSN-e 1806-4841

GN1 - Sistemas e Publicações