Acesso Restrito:

Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.

Login como assinante

Acesso Restrito:

Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!

Associados da SBD

Volume 94 Número 5

Investigação

Desenvolvimento e validação de instrumento para avaliar o conhecimento de médicos generalistas e pediatras sobre fotoproteção e radiação solar*

Development and validation of an instrument to assess the knowledge of general practitioners and pediatricians about photoprotection and solar radiation*


Fernanda Mendes Araújo1,2; Julliana Andrade do Carmo3; Letícia Diniz Cunha3; Igor Monteiro Lima Martins2; Airton dos Santos Gon4; Antônio Prates Caldeira2,5


1. Departamento de Clínica Médica, Dermatologia, Universidade Estadual de Montes Claros, Montes Claros, MG, Brasil
2. Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde, Universidade Estadual de Montes Claros, Montes Claros, MG, Brasil
3. Faculdade de Medicina, Faculdades Integradas Pitágoras de Montes Claros, Montes Claros, MG, Brasil
4. Departamento de Clínica Médica, Dermatologia, Universidade Estadual de Londrina, Londrina, PR, Brasil
5. Departamento de Pediatria, Universidade Estadual de Montes Claros, Montes Claros, MG, Brasil

Recebido em 17 de setembro de 2017
Aceito em 8 de outubro de 2018
Disponível na Internet em 14 de novembro de 2019
Como citar este artigo: Araujo FM, Carmo JA, Cunha LD, Martins IML, Gon AS, Caldeira AP. Development and validation of an instrument to evaluate knowledge of general practitioners and pediatricians on photoprotection and solar radiation. An Bras Dermatol. 2019;94:532-41.

Correspondência:

Fernanda Mendes Araújo
fernandamendes@me.com

 

Resumo

FUNDAMENTOS: O conhecimento de médicos generalistas sobre fotoproteção não é conhecido.
OBJETIVOS: Desenvolver e validar um instrumento para avaliar o conhecimento de médicos generalistas e pediatras sobre fotoproteção, de modo a aferir o conhecimento desses profissionais.
MÉTODOS: 1) Identificação da literatura e elaboração dos itens; 2) Validação de conteúdo; 3) Validação aparente; 4) Validação de construto: análise de consistência interna e análise discriminatória; 5) Análise de confiabilidade. Na Etapa 4, o instrumento foi aplicado a 217 médicos generalistas e pediatras que atuavam na cidade-sede do estudo; os escores foram comparados com escores de dermatologistas.
RESULTADOS: O instrumento final contou com 41 itens e mostrou consistência interna satisfatória (α Cronbach = 0,780), reprodutibilidade satisfatória e boa confiabilidade no teste-reteste (estatística Kappa boa a excelente em mais de 60% dos itens). A análise discriminatória registrou escore médio de 54,1 pontos para os dermatologistas e 31,1 pontos para os generalistas e pediatras, para 82 pontos possíveis, o que representa uma diferença estatisticamente significativa (p < 0,001). Os generalistas e pediatras demonstraram compreender a relação entre exposição solar em excesso e câncer de pele, mas revelaram uma carência de informações técnicas necessárias à sua prática profissional.
LIMITAÇÕES DO ESTUDO: O instrumento avalia apenas conhecimento, sem avaliar conduta referida dos participantes.
CONCLUSÃO: Os resultados demonstram tratar-se de instrumento com boa consistência interna e boa reprodutibilidade, que pode ser útil na identificação de lacunas do conhecimento de médicos generalistas e pediatras sobre o tema, para posterior programação de estratégias formativas e educativas.

Palavras-chave: Educação em saúde; Estudos de validação; Neoplasias cutâneas; Protetores solares; Radiação solar; Raios ultravioleta.



© 2024 Sociedade Brasileira de Dermatologia - Todos os direitos reservados

ISSN-e 1806-4841

GN1 - Sistemas e Publicações