Acesso Restrito:

Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.

Login como assinante

Acesso Restrito:

Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!

Associados da SBD

Volume 94 Número 5

Investigação

Escleroterapia com indicação estética em malformações vasculares orais: série de casos*

Sclerotherapy as an esthetic indication in oral vascular malformations: a case series*


Brena Rodrigues Manzano; Aloizio Maciel Premoli; Natalia Garcia Santaella; Carla Renata Sanomiya Ikuta; Cássia Maria Fisher Rubira; Paulo Sérgio da Silva Santos


Departamento de Cirurgia, Estomatologia, Patologia e Radiologia, Faculdade de Odontologia de Bauru, Universidade de São Paulo, Bauru, SP, Brasil

Recebido em 15 de agosto de 2017
Aceito em 26 de junho de 2018
Disponível na Internet em 15 de novembro de 2019
Como citar este artigo: Manzano BR, Premoli AM, Santaella NG, Ikuta CRS, Rubira CMF, Santos PSS. Sclerotherapy as an esthethic indication in oral vascular malformations: a case series. An Bras Dermatol. 2019;94:521-6.

Correspondência:

Brena Rodrigues Manzano
brenamanzano@usp.br

 

Resumo

FUNDAMENTOS: O uso do oleato de monoetanolamina 5% é efetivo para o tratamento de malformação vascular de baixo fluxo sanguíneo.
OBJETIVOS: Relatar série de casos clínicos de malformações vasculares orais tratadas com oleato de monoetanolamina 5% e o resultado estético.
MÉTODOS: Estudo descritivo retrospectivo em prontuários eletrônicos pelo período de sete anos. Foram coletados dados demográficos dos pacientes, recursos diagnósticos, localização e tamanho das lesões e quantidade de aplicações do oleato de monoetanolamina 5%.
RESULTADOS: Foram localizadas 21 malformações vasculares orais, em sua maioria nos lábios inferiores (52,3%) e solucionada em uma única aplicação em 14 pacientes. Foram encontrados 19 pacientes tratados por meio de escleroterapia. Desses, 13 eram mulheres e seis homens, com média de 61 anos.
LIMITAÇÕES DO ESTUDO: Tamanho da amostra.
CONCLUSÕES: A escleroterapia é tratamento efetivo para as malformações vasculares da região de lábios e cavidade oral, com resolução em apenas uma ou duas aplicações (n = 16) e satisfação estética dos pacientes.

Palavras-chave: Boca; Escleroterapia; Malformações vasculares.



© 2024 Sociedade Brasileira de Dermatologia - Todos os direitos reservados

ISSN-e 1806-4841

GN1 - Sistemas e Publicações