Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.
Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!
Associados da SBDSite destinado aos artigos até 2020. A partir de 2021, favor acessar o site oficial: https://www.anaisdedermatologia.org.br
Volume 94 Número 4
Revisão
Líquen mixedematoso: um grupo raro de mucinose cutânea*
Lichen myxedematosus: a rare group of cutaneous mucinosis*
Ramiro Eugenio Cárdenas-Gonzalez; Maira Elizabeth Herz Ruelas; Jorge Ocampo Candiani
Serviço de Dermatologia, Hospital Universitário, Faculdade de Medicina, Universidad Autónoma de Nuevo León, Monterrey, Nuevo León, México
Recebido 28 Maio 2018
Aceito 14 Janeiro 2019
Financial support: None
Conflict of Interest: None
Como citar este artigo: Cardenas-González RE, Ruelas MEH, Candiani JO. Lichen myxedematosus: a rare group of cutaneous mucinosis. An Bras Dermatol. 2019;94(4):462-9.
Correspondência:
Ramiro Eugenio Cárdenas-Gonzalez
E-mail: recgzz@gmail.com
As mucinoses cutâneas são um grupo heterogêneo de dermatoses nas quais a deposição excessiva de mucina na derme provoca uma aparência cerosa com pápulas e placas na pele que podem evoluir com cura espontânea ou deformar o rosto do paciente com facies leonino ou, ainda, compor o quasro de doenças potencialmente fatais, como o escleromixedema. Esta revisão descreverá a mais recente classificação de líquen mixedematoso na forma generalizada (escleromixedema) e na forma localizada, bem como os diferentes órgãos comprometidos no escleromixedema, a investigação diagnóstica, o tratamento e o prognóstico.
Palavras-chave: Escleromixedema; Glicosaminoglicanos; Mucinas; Mucinoses
Para ver o artigo na íntegra é necessário logar-se utilizando os dados da
SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) ou dados de Assinante dos ABD (Anais Brasileiros de Dermatologia) no formulário acima.
Caso não se enquadre em nenhuma das opções anteriores,
é possível ter acesso apenas ao conteúdo completo do artigo preenchendo os dados do formulário abaixo.
Clique em cadastre-se se não possuir o registro.
ISSN-e 1806-4841