Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.
Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!
Associados da SBDSite destinado aos artigos até 2020. A partir de 2021, favor acessar o site oficial: https://www.anaisdedermatologia.org.br
Volume 76 Número 6
Caso Clínico
Pitiríase rubra pilar: relato de caso com boa resposta à acitretina e revisão da literatura
Pityriasis rubra pilaris: report of a case which responded well to acitretin and a revision of the literature
PATRÍCIA GUIMARÃES PATURLE1, JOSEMIR BELO DOS SANTOS2, ADEIZA DE ALENCAR BRANCO SABINO3, MARCIO LÔBO JARDIM4, ZORAIDE ARAÚJO BRANDÃO DUQUE5, MARIA DE FÁTIMA DE MEDEIROS BRITO6, SUZANA VOZARI HAMPE7
1Residente em Dermatologia
2Professor adjunto
3Preceptora do Departamento
4Professor titular
5Médica patologista
6Médica dermatologista
7Médica dermatologista, doutoranda em dermatologia
Recebido em 07.11.2000. Aprovado pelo Conselho Consultivo e aceito para publicação em 21.08.2001. Trabalho realizado no Serviço de Anatomia Patológica e Serviço de Dermatopediatria, Hospital de Clínicas de Curitiba - PR.
Correspondência:
Patrícia de Barros Guimarães
Rua da Harmonia, 430 / 804 - Casa Amarela
Recife PE 52051-390
Tel.: (81) 3441-5794 / 9967-9197
"E-mail":patriciagui@ig.com.br
A pitiríase rubra pilar (PRP) é dermatose eritêmato-papuloescamosa rara. É descrita como geralmente autolimitada e, por não apresentar repercussões sistêmicas, afeta os sexos igualmente e ocorre em todas as raças. Várias hipóteses têm sido propostas para sua patogênese, entre elas deficiência de vitamina A, fatores genéticos, infecções virais e bacterianas. Griffiths et al. classificaram a PRP em cinco subtipos, baseados em idade, apresentação clínica e curso da doença. Um sexto tipo, associado à infecção pelo HIV, tem sido aventado por alguns autores. É doença de difícil tratamento, e as opções utilizadas são emolientes e queratolíticos tópicos, fotoquimioterapia (Puva) e retinóides sistêmicos. Os autores apresentam a seguir um caso de PRP clássica do adulto tratado com acitretina.
Palavras-chave: PITIRÍASE RUBRA PILAR, RETINÓIDES, ACITRETINA
Para ver o artigo na íntegra é necessário logar-se utilizando os dados da
SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) ou dados de Assinante dos ABD (Anais Brasileiros de Dermatologia) no formulário acima.
Caso não se enquadre em nenhuma das opções anteriores,
é possível ter acesso apenas ao conteúdo completo do artigo preenchendo os dados do formulário abaixo.
Clique em cadastre-se se não possuir o registro.
ISSN-e 1806-4841