Acesso Restrito:

Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.

Login como assinante

Acesso Restrito:

Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!

Associados da SBD

Volume 94 Número 4

Investigação

Índice de recidiva de carcinoma basocelular em pacientes submetidos a retalhos ou enxertos cutâneos*

Recurrence rate of basal cell carcinoma in patients submitted to skin flaps or grafts*


Rogerio Nabor Kondo1; Airton dos Santos Gon2; Rubens Pontello Junior2


1. Disciplina de Dermatologia, Hospital Universitário Regional do Norte do Paraná, Universidade Estadual de Londrina, Paraná (PR), Brasil
2. Disciplina de Dermatologia, Curso de Medicina, Universidade Estadual de Londrina, Paraná (PR), Brasil

Recebido 15 Março 2018
Aceito 19 Maio 2018
Suporte Financeiro: Nenhum
Conflito de Interesses: Nenhum
Como citar este artigo: Kondo RN, Gon AS, Pontello Junior R. Recurrence rate of basal cell carcinoma in patients submitted to skin flaps or grafts. 2019;94(4):442-5.

Correspondência:

Rogerio Nabor Kondo
E-mail: kondo.dermato@gmail.com

 

Resumo

FUNDAMENTOS: O carcinoma basocelular é o tipo de câncer de pele mais comum. Embora a literatura traga muitas informações sobre as recidivas do carcinoma basocelular, ainda faltam estudos sobre esses índices abordando somente os casos em que foram realizados retalhos e/ou enxertos para reconstrução cirúrgica da exérese desse tumor.
OBJETIVOS: Avaliar taxas de recidivas de carcinoma basocelular submetidos à cirurgia convencional com margens pré-estabelecidas e reconstrução por retalhos ou enxertos.
MÉTODOS: Estudo observacional e retrospectivo por meio da análise de 109 pacientes, para o qual preencheram critérios de inclusão 116 carcinomas basocelulares submetidos à cirurgia convencional com margens de segurança pré-estabelecidas, que precisaram de reconstrução por meio de enxerto ou retalho cutâneo. As intervenções foram realizadas no Setor de Pequenas Cirurgias da Dermatologia do Ambulatório de Especialidade do Hospital Universitário da Universidade Estadual de Londrina, entre 01 janeiro de 2011 e 31 de dezembro de 2015. Os seguintes dados foram coletados e inseridos em planilha Excel: nome, número de registro do paciente do hospital, sexo, idade, localização do tumor, tipo histopatológico do carcinoma basocelular, procedimento executado (tipo de retalho e/ou enxerto), tempo de seguimento, recidivas.
RESULTADOS: Dos 116 procedimentos, houve recidiva em três casos (2,6%), que estavam localizados na região nasal, e relacionados aos tipos histológicos esclerodermiforme ou micronodular.
LIMITAÇÕES DO ESTUDO: Natureza retrospectiva do estudo.
CONCLUSÃO: O presente estudo do Serviço de Dermatologia desse hospital universitário mostrou baixo índice de recidivas do carcinoma basocelular nos casos em que foram empregados retalhos e/ou enxertos na reconstrução cirúrgica.

Palavras-chave: Carcinoma basocelular; Estudos retrospectivos; Recidiva local de neoplasia; Retalhos cirúrgicos; Transplante de pele



© 2024 Sociedade Brasileira de Dermatologia - Todos os direitos reservados

ISSN-e 1806-4841

GN1 - Sistemas e Publicações