Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.
Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!
Associados da SBDSite destinado aos artigos até 2020. A partir de 2021, favor acessar o site oficial: https://www.anaisdedermatologia.org.br
Volume 94 Número 4
Investigação
Hanseníase: prevalência e fatores associados à soropositividade do teste anti-NDO-LID em menores de 15 anos*
Leprosy: prevalence and factors associated with seropositivity for anti-ndo-lid antibodies in children under 15 years of age*
Luciane Cardoso GomesI; Denise da Costa Boamorte CortelaI; Eliane Aparecida SilvaI; Ageo Mário Cândido da SilvaI,II; Silvana Margarida Benevides FerreiraI,II
Luciane Cardoso Gomes1; Denise da Costa Boamorte Cortela2; Eliane Aparecida Silva3; Ageo Mário Cândido da Silva4,5; Silvana Margarida Benevides Ferreira1,5
1. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá (MT), Brasil
2. Faculdade de Ciências da Saúde, Universidade do Estado de Mato Grosso, Cáceres (MT), Brasil
3. Divisão de Pesquisa e Ensino, Instituto Lauro de Souza Lima, Bauru (SP), Brasil
4. Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva do Instituto de Saúde Coletiva, Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá (MT), Brasil
5. Programa de Mestrado em Ambiente e Saúde, Universidade de Cuiabá, Cuiabá (MT), Brasil
Recebido 15 Agosto 2017
Aceito 05 Junho 2018
Suporte Financeiro: Ministério da Saúde, Chamamento Público nº 20_2013
Conflito de Interesses: Nenhum.
Como citar este artigo: Gomes LC, Cortela DCB, Silva EA, Silva AMC, Ferreira SMB. Leprosy: Prevalence and factors associated with seropositivity for anti-NDO-LID antibodies in children under 15 years of age. An Bras Dermatol. 2019;94(4):405-10.
Correspondência:
Luciane Cardoso Gomes
E-mail: luciane.arapai@outlook.com
FUNDAMENTOS: A prevalência elevada de hanseníase entre menores de 15 anos indica a necessidade de implementação de ações de prevenção de novos agravos. Testes sorológicos têm sido desenvolvidos com o objetivo de auxiliar no controle da doença ao indicar, mediante soropositividade, a presença da infecção.
OBJETIVO: Analisar a prevalência e os fatores associados à soropositividade do teste rápido anti-NDO-LID em menores de 15 anos, contatos de casos de hanseníase.
MÉTODO: Estudo transversal, com 210 menores de 15 anos, contatos de casos de hanseníase, sendo 50 contatos domiciliares e 160 contatos de vizinhança, residentes no município de Cuiabá, estado de Mato Grosso, em 2016. Os dados foram obtidos por meio de entrevistas e realização do teste rápido anti-NDO-LID durante visitas domiciliares no período de fevereiro a julho de 2016. Para análise, utilizaram-se razão de prevalência e regressão de Poisson.
RESULTADOS: A soropositividade em contatos foi de 6,2%, e mostraram-se associadas à soropositividade do teste as variáveis sexo (RP=1,05; IC95%: 1,01-1,08), raça/cor (RP=0,95; IC95%: 0,90-0,99), zona de residência (RP=1,05; IC95%: 1,01-1,09) e número de pessoas na residência (RP=1,06; IC95%: 1,02-1,08).
Limitações do estudo: O tamanho reduzido da população amostral pode ter sido limitação para a identificação de fatores associados, assim como contribuiu para a presença de intervalos de confiança amplos.
CONCLUSÕES: A prevalência de soropositividade foi elevada, e pertencer ao sexo feminino, não apresentar cor parda, habitar em zona urbana e residir com cinco ou mais pessoas em residência foram variáveis associadas à soropositividade de anti-NDO-LID.
Palavras-chave: Adolescente; Criança; Fatores de risco; Hanseníase; Testes sorológicos
Para ver o artigo na íntegra é necessário logar-se utilizando os dados da
SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) ou dados de Assinante dos ABD (Anais Brasileiros de Dermatologia) no formulário acima.
Caso não se enquadre em nenhuma das opções anteriores,
é possível ter acesso apenas ao conteúdo completo do artigo preenchendo os dados do formulário abaixo.
Clique em cadastre-se se não possuir o registro.
ISSN-e 1806-4841