Acesso Restrito:

Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.

Login como assinante

Acesso Restrito:

Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!

Associados da SBD

Volume 94 Número 4

Investigação

Hanseníase: prevalência e fatores associados à soropositividade do teste anti-NDO-LID em menores de 15 anos*

Leprosy: prevalence and factors associated with seropositivity for anti-ndo-lid antibodies in children under 15 years of age*


Luciane Cardoso GomesI; Denise da Costa Boamorte CortelaI; Eliane Aparecida SilvaI; Ageo Mário Cândido da SilvaI,II; Silvana Margarida Benevides FerreiraI,II


Luciane Cardoso Gomes1; Denise da Costa Boamorte Cortela2; Eliane Aparecida Silva3; Ageo Mário Cândido da Silva4,5; Silvana Margarida Benevides Ferreira1,5

1. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá (MT), Brasil
2. Faculdade de Ciências da Saúde, Universidade do Estado de Mato Grosso, Cáceres (MT), Brasil
3. Divisão de Pesquisa e Ensino, Instituto Lauro de Souza Lima, Bauru (SP), Brasil
4. Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva do Instituto de Saúde Coletiva, Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá (MT), Brasil
5. Programa de Mestrado em Ambiente e Saúde, Universidade de Cuiabá, Cuiabá (MT), Brasil

Recebido 15 Agosto 2017
Aceito 05 Junho 2018
Suporte Financeiro: Ministério da Saúde, Chamamento Público nº 20_2013
Conflito de Interesses: Nenhum.
Como citar este artigo: Gomes LC, Cortela DCB, Silva EA, Silva AMC, Ferreira SMB. Leprosy: Prevalence and factors associated with seropositivity for anti-NDO-LID antibodies in children under 15 years of age. An Bras Dermatol. 2019;94(4):405-10.

Correspondência:

Luciane Cardoso Gomes
E-mail: luciane.arapai@outlook.com

 

Resumo

FUNDAMENTOS: A prevalência elevada de hanseníase entre menores de 15 anos indica a necessidade de implementação de ações de prevenção de novos agravos. Testes sorológicos têm sido desenvolvidos com o objetivo de auxiliar no controle da doença ao indicar, mediante soropositividade, a presença da infecção.
OBJETIVO: Analisar a prevalência e os fatores associados à soropositividade do teste rápido anti-NDO-LID em menores de 15 anos, contatos de casos de hanseníase.
MÉTODO: Estudo transversal, com 210 menores de 15 anos, contatos de casos de hanseníase, sendo 50 contatos domiciliares e 160 contatos de vizinhança, residentes no município de Cuiabá, estado de Mato Grosso, em 2016. Os dados foram obtidos por meio de entrevistas e realização do teste rápido anti-NDO-LID durante visitas domiciliares no período de fevereiro a julho de 2016. Para análise, utilizaram-se razão de prevalência e regressão de Poisson.
RESULTADOS: A soropositividade em contatos foi de 6,2%, e mostraram-se associadas à soropositividade do teste as variáveis sexo (RP=1,05; IC95%: 1,01-1,08), raça/cor (RP=0,95; IC95%: 0,90-0,99), zona de residência (RP=1,05; IC95%: 1,01-1,09) e número de pessoas na residência (RP=1,06; IC95%: 1,02-1,08).
Limitações do estudo: O tamanho reduzido da população amostral pode ter sido limitação para a identificação de fatores associados, assim como contribuiu para a presença de intervalos de confiança amplos.
CONCLUSÕES: A prevalência de soropositividade foi elevada, e pertencer ao sexo feminino, não apresentar cor parda, habitar em zona urbana e residir com cinco ou mais pessoas em residência foram variáveis associadas à soropositividade de anti-NDO-LID.

Palavras-chave: Adolescente; Criança; Fatores de risco; Hanseníase; Testes sorológicos



© 2024 Sociedade Brasileira de Dermatologia - Todos os direitos reservados

ISSN-e 1806-4841

GN1 - Sistemas e Publicações