Acesso Restrito:

Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.

Login como assinante

Acesso Restrito:

Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!

Associados da SBD

Volume 94 Número 3

Investigação

Razão entre o segundo e quarto dígitos e dermatite seborreica em homens: estudo transversal*

Second-to-fourth digit ratio and seborrheic dermatitis in males: a cross-sectional study*


Zeynep Gizem Kaya İslamoğlu


Departamento de Dermatologia, Faculdade de Medicina, Selcuk University, Konya, Turquia

Recebido 27 Junho 2018.
Aceito 30 Agosto 2018.
Suporte Financeiro: Nenhum
Conflito de Interesses: Nenhum
Como citar este artigo: Islamoglu ZGK. Islamoglu ZGK. Second-to-fourth digit ratio and seborrheic dermatitis in males: a cross-sectional study. 2019;94(3):327-30.

Correspondência:

Zeynep Gizem Kaya İslamoğlu
E-mail: gizemislamoglu@hotmail.com

 

Resumo

FUNDAMENTOS: A dermatite seborreica é doença comum, caracterizada por placas eritematosas com descamação amarelo-oleosa. Aumento da atividade das glândulas sebáceas por hormônios androgênicos tem um papel na etiologia da doença. A relação segundo a quarto dígito (2D:4D) é considerada marcador de exposição pré-natal aos andrógenos.
OBJETIVOS: Investigar a associação entre a razão 2D:4D e a dermatite seborreica na população masculina.
MÉTODOS: controles homens saudáveis e pacientes com dermatite seborreica foram incluídos neste estudo. Cem pacientes com dermatite seborreica e 120 controles saudáveis, com idade entre 17 e 59 anos, foram incluídos no estudo. Um paquímetro digital foi usado para medir os comprimentos dos dedos. A gravidade da dermatite seborreica foi avaliada usando o índice de severidade e área de dermatite seborreica.
RESULTADOS: As proporções 2D:4D dos pacientes (= 0,977) foram significativamente menores que as dos controles (= 1,050) para as mãos direitas (t = 6,948; p = 0,000; > 0,05). Nenhuma relação semelhante foi encontrada entre a razão 2D:4D e a esquerda (t = 0,901; p = 0,368; > 0,05). A gravidade da dermatite seborreica foi correlacionada negativamente com as relações 2D: 4D da mão direita (r = -0,391; p = 0,000-0,05).
LIMITAÇÕES DO ESTUDO: Uma das principais limitações deste estudo foi a pequena amostra que nos impediu de adquirir certas confirmações sobre a relação 2D:4D e dermatite seborreica. Outra limitação que a seleção de pacientes não reflete uma população geral como uma única clínica.
CONCLUSÃO: Até onde sabemos, este é o primeiro estudo que examina a relação entre a razão 2D:4D e a dermatite seborreica. Nosso resultado pode indicar um caminho para novos estudos e apoiar a teoria da exposição pré-natal aos andrógenos.

Palavras-chave: Androgênios; Dedos; Dermatite seborreica; Hiperandrogenismo



© 2024 Sociedade Brasileira de Dermatologia - Todos os direitos reservados

ISSN-e 1806-4841

GN1 - Sistemas e Publicações