Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.
Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!
Associados da SBDSite destinado aos artigos até 2020. A partir de 2021, favor acessar o site oficial: https://www.anaisdedermatologia.org.br
Volume 94 Número 3
Investigação
Razão entre o segundo e quarto dígitos e dermatite seborreica em homens: estudo transversal*
Second-to-fourth digit ratio and seborrheic dermatitis in males: a cross-sectional study*
Zeynep Gizem Kaya İslamoğlu
Departamento de Dermatologia, Faculdade de Medicina, Selcuk University, Konya, Turquia
Recebido 27 Junho 2018.
Aceito 30 Agosto 2018.
Suporte Financeiro: Nenhum
Conflito de Interesses: Nenhum
Como citar este artigo: Islamoglu ZGK. Islamoglu ZGK. Second-to-fourth digit ratio and seborrheic dermatitis in males: a cross-sectional study. 2019;94(3):327-30.
Correspondência:
Zeynep Gizem Kaya İslamoğlu
E-mail: gizemislamoglu@hotmail.com
FUNDAMENTOS: A dermatite seborreica é doença comum, caracterizada por placas eritematosas com descamação amarelo-oleosa. Aumento da atividade das glândulas sebáceas por hormônios androgênicos tem um papel na etiologia da doença. A relação segundo a quarto dígito (2D:4D) é considerada marcador de exposição pré-natal aos andrógenos.
OBJETIVOS: Investigar a associação entre a razão 2D:4D e a dermatite seborreica na população masculina.
MÉTODOS: controles homens saudáveis e pacientes com dermatite seborreica foram incluídos neste estudo. Cem pacientes com dermatite seborreica e 120 controles saudáveis, com idade entre 17 e 59 anos, foram incluídos no estudo. Um paquímetro digital foi usado para medir os comprimentos dos dedos. A gravidade da dermatite seborreica foi avaliada usando o índice de severidade e área de dermatite seborreica.
RESULTADOS: As proporções 2D:4D dos pacientes (= 0,977) foram significativamente menores que as dos controles (
= 1,050) para as mãos direitas (t = 6,948; p = 0,000; > 0,05). Nenhuma relação semelhante foi encontrada entre a razão 2D:4D e a esquerda (t = 0,901; p = 0,368; > 0,05). A gravidade da dermatite seborreica foi correlacionada negativamente com as relações 2D: 4D da mão direita (r = -0,391; p = 0,000-0,05).
LIMITAÇÕES DO ESTUDO: Uma das principais limitações deste estudo foi a pequena amostra que nos impediu de adquirir certas confirmações sobre a relação 2D:4D e dermatite seborreica. Outra limitação que a seleção de pacientes não reflete uma população geral como uma única clínica.
CONCLUSÃO: Até onde sabemos, este é o primeiro estudo que examina a relação entre a razão 2D:4D e a dermatite seborreica. Nosso resultado pode indicar um caminho para novos estudos e apoiar a teoria da exposição pré-natal aos andrógenos.
Palavras-chave: Androgênios; Dedos; Dermatite seborreica; Hiperandrogenismo
Para ver o artigo na íntegra é necessário logar-se utilizando os dados da
SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) ou dados de Assinante dos ABD (Anais Brasileiros de Dermatologia) no formulário acima.
Caso não se enquadre em nenhuma das opções anteriores,
é possível ter acesso apenas ao conteúdo completo do artigo preenchendo os dados do formulário abaixo.
Clique em cadastre-se se não possuir o registro.
ISSN-e 1806-4841