Acesso Restrito:

Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.

Login como assinante

Acesso Restrito:

Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!

Associados da SBD

Volume 94 Número 3

Investigação

Tratamento de queratoses actínicas e campo de cancerização da face e do couro cabeludo com o gel de mebutato de ingenol a 0,015% em indivíduos brasileiros: segurança clínica, tolerabilidade e perspectivas do paciente*

Treatment of actinic keratoses and cancerization field of the face and scalp with 0.015% ingenol mebutate gel in brazilian individuals: safety, tolerability and patients' perspectives*


Luiz Gameiro1; Luis Fernando Requejo Tovo2; José Antonio Sanches Júnior3; Ivan Aprahamian1


1. Departamento de Clínica Médica, Faculdade de Medicina de Jundiaí, Jundiaí (SP), Brasil
2. Disciplina de Dermatologia, Faculdade de Medicina de Jundiaí, Jundiaí (SP), Brasil
3. Departamento de Dermatologia, Faculdade de Medicina, Universidade de São Paulo, São Paulo (SP), Brasil

Recebido 06 Dezembro 2017.
Aceito 25 Março 2018.
Suporte Financeiro: Nenhum
Conflito de Interesses: Três dos autores recebem honorários da LEO Pharma: um como speaker (Luiz Gameiro) e outros dois como consultores do board (Luís Fernando Requejo Tovo e José Antonio Sanches Jr.)
Como citar este artigo: Gameiro L, Tovo LFR, Sanches JA, Aprahamian I. Treatment of actinic keratoses and cancerization field of the face and scalp with 0.015% ingenol mebutate gel in Brazilian individuals: safety, tolerability and patients’ perspectives. An Bras Dermatol. 2019;94(3):313-9.

Correspondência:

Luiz Gameiro
E-mail: luizgameiro@icloud.com

 

Resumo

FUNDAMENTOS: A queratose actínica representa risco de evolução para o carcinoma espinocelular. O gel de mebutato de ingenol (MI) é uma nova opção terapêutica para o tratamento de campo.
OBJETIVOS: Avaliar a segurança, tolerabilidade e perspectiva do ponto de vista do paciente em relação ao sucesso terapêutico da abordagem das queratoses actínicas na face e couro cabeludo com o gel de mebutato de ingenol em indivíduos brasileiros.
MÉTODOS: Trata-se de estudo observacional, retrospectivo e descritivo de 68 áreas de queratose actínica na face e no couro cabeludo, tratadas com gel de MI, envolvendo o total de 37 pacientes. O medicamento foi aplicado por três dias consecutivos numa área de 25cm2, sendo registrados o quadro inicial e a evolução nos dias quatro, oito, 15, 60 e 180. No dia quatro, era calculado o escore total das reações cutâneas locais. Ao término, era aplicado questionário para avaliar as perspectivas do paciente em relação ao tratamento.
RESULTADOS: A adesão foi de 100%, nenhum evento adverso grave foi registrado e o escore total médio (desvio- padrão) das reações cutâneas locais foi de 8,61±4,22. O tratamento foi considerado ótimo por 75,68% dos pacientes.
LIMITAÇÕES DO ESTUDO: Cálculo do escore total das reações cutâneas locais realizado apenas no dia quatro.
CONCLUSÕES: O tratamento com o gel de mebutato de ingenol foi considerado, em indivíduos brasileiros, seguro e tolerável. Os pacientes tiveram índice máximo de adesão e grande melhora da autoestima. Os resultados desta pesquisa reproduzem os achados da literatura.

Palavras-chave: Adesão à medicação; Ceratose actínica; Cooperação do paciente; Face; Lesões pré-cancerosas; Neoplasias cutâneas



© 2024 Sociedade Brasileira de Dermatologia - Todos os direitos reservados

ISSN-e 1806-4841

GN1 - Sistemas e Publicações