Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.
Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!
Associados da SBDSite destinado aos artigos até 2020. A partir de 2021, favor acessar o site oficial: https://www.anaisdedermatologia.org.br
Volume 94 Número 3
Investigação
Qualidade de vida e condições clínico-demográficas de pacientes com carcinoma espinocelular cutâneo submetidos à ressecção tumoral por bisturi de dupla lâmina*
Quality of life and clinical and demographic characteristics of patients with cutaneous squamous cell carcinoma submitted to tumor resection by double-bladed scalpel*
Daniel Ongaratto Barazzetti1; Pedro Henrique Ongaratto Barazzetti2; Bárbara Thomé Cavalheiro3; Jorge Bins Ely4; Daniel Holthausen Nunes5; Ana Maria Nunes de Faria Stamm6
1. Departamento de Cirurgia Plástica, Universidade Federal de Santa Catarina (SC), Brasil
2. Acadêmico de Medicina, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas (RS), Brasil
3. Departamento de Anestesiologia, Universidade Federal de Santa Catarina (SC), Brasil
4. Departamento de Técnica Operatória e Cirurgia Experimental, Universidade Federal de Santa Catarina (SC), Brasil
5. Departamento de Dermatologia, Universidade Federal de Santa Catarina (SC), Brasil
6. Departamento de Clínica Médica, Universidade Federal de Santa Catarina (SC), Brasil
Recebido 08 Novembro 2017.
Aceito 03 junho 2018.
Suporte Financeiro: Nenhum
Conflito de Interesses: Nenhum
Como citar este artigo: Barazzetti DO, Barazzetti PHO, Cavalheiro BT, Ely JB, Nunes DH, Stamm AMNF. Quality of life and clinical and demographic characteristics of patients with cutaneous squamous cell carcinoma submitted to tumor resection by double-bladed scalpel. An Bras Dermatol. 2019;94(3):304-12.
Correspondência:
Daniel Ongaratto Barazzetti
E-mail: danielbarazzetti@hotmail.com
FUNDAMENTOS: O câncer de pele não melanoma é responsável por um terço de todos os tumores malignos registrados no Brasil, sendo o carcinoma espinocelular um dos seus subtipos. Ele se desenvolve em áreas fotoexpostas, afetando hábitos sociais e causando influência negativa na qualidade de vida.
OBJETIVOS: Avaliar a qualidade de vida em pacientes com diagnóstico de carcinoma espinocelular de pele primário.
MÉTODOS: Estudo transversal, realizado em pacientes atendidos com diagnóstico clínico de carcinoma espinocelular, corroborado pela dermatoscopia e confirmado pela histopatologia; previamente à ressecção do tumor pela técnica com bisturi de dupla lâmina, foi aplicado o questionário de qualidade de vida em dermatologia (DLQI).
RESULTADOS: Entre os 46 avaliados, a idade média foi de 67,1±16,0 anos, com predomínio do sexo masculino, baixo índice de escolaridade e de nível socioeconômico, fototipo de Fitzpatrick II, atividade laboral em ambientes externos e localização do tumor em áreas fotoexpostas. O valor médio do DLQI foi de 4,02±0,63 e, na categorização, 11 (23,9%) apresentaram efeito negativo na qualidade de vida de moderado a grave. O tumor de pele teve influência negativa nas atividades diárias (33% dos casos), nos efeitos do tratamento (30%) e nos sintomas e sentimentos (29%).
LIMITAÇÕES DO ESTUDO: Não existe instrumento padrão-ouro para avaliação de qualidade de vida em pacientes dermatológicos.
CONCLUSÃO: Na amostra estudada, um quarto dos pacientes com diagnóstico de carcinoma espinocelular apresentou efeito negativo, de moderado a grave, na qualidade de vida.
Palavras-chave: Carcinoma de células escamosas; Cirurgia plástica; Dermatologia; Neoplasias cutâneas; Qualidade de vida
Para ver o artigo na íntegra é necessário logar-se utilizando os dados da
SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) ou dados de Assinante dos ABD (Anais Brasileiros de Dermatologia) no formulário acima.
Caso não se enquadre em nenhuma das opções anteriores,
é possível ter acesso apenas ao conteúdo completo do artigo preenchendo os dados do formulário abaixo.
Clique em cadastre-se se não possuir o registro.
ISSN-e 1806-4841