Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.
Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!
Associados da SBDSite destinado aos artigos até 2020. A partir de 2021, favor acessar o site oficial: https://www.anaisdedermatologia.org.br
Volume 94 Número 2
Síndrome em Questão
Você conhece essa síndrome? Nevo sebáceo associado a alterações neurológicas*
Do you know this syndrome? Schimmelpenning-Feuerstein-Mims syndrome*
Clarissa Patias Lena1; Rogério Nabor Kondo2; Théo Nicolacópulos3
1. Serviço de Dermatologia, Hospital Universitário Regional do Norte do Paraná, Universidade Estadual de Londrina, Londrina (PR), Brasil
2. Nicolacópulos Dermatologia, Itajaí (SC), Brasil
Recebido 18 Setembro 2018.
Aceito 09 Outubro 2018.
Suporte Financeiro: Nenhum
Conflito de Interesses: Nenhum
Como citar este artigo: Lena CP, Kondo RN, Nicolacópulos T. Do you know this syndrome? Schimmelpenning-Feuerstein-Mims syndrome. An Bras Dermatol. 2019;94(2):227-9.
Correspondência:
Clarissa Patias Lena
E-mail: cissalena@hotmail.com
Nevo sebáceo é o tipo mais comum de nevo epidérmico organoide, frequentemente localizado na face, acompanhando as linhas de Blaschko, e com alterações de sistema nervoso central ipsilateral. Desordens distintas têm sido diferenciadas pelo tipo de associação com o nevo epidérmico. A síndrome de Schimmelpenning-Feuerstein-Mims é uma doença multissistêmica rara, caracterizada pelo nevo sebáceo associado a anormalidades extracutâneas que afetam o cérebro, os olhos e os ossos. Relatamos paciente feminino, de oito anos de idade, apresentando placa amarelada, verrucosa, na região temporal esquerda, estendendo-se ipsilateralmente até a região cervical, combinada com alopecia cicatricial, nódulo periocular e tumores epibulbares.
Palavras-chave: Mosaicismo; Nevo sebáceo de Jadassohn; Relatos de casos
Para ver o artigo na íntegra é necessário logar-se utilizando os dados da
SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) ou dados de Assinante dos ABD (Anais Brasileiros de Dermatologia) no formulário acima.
Caso não se enquadre em nenhuma das opções anteriores,
é possível ter acesso apenas ao conteúdo completo do artigo preenchendo os dados do formulário abaixo.
Clique em cadastre-se se não possuir o registro.
ISSN-e 1806-4841