Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.
Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!
Associados da SBDSite destinado aos artigos até 2020. A partir de 2021, favor acessar o site oficial: https://www.anaisdedermatologia.org.br
Volume 94 Número 1
Relato de Caso
Eritrodermia como manifestação da hanseníase*
Erythroderma as a manifestation of leprosy*
Renato Luiz Baldissera; Guilherme Athanasio Shwetz; José Fillus Neto; Noely do Rocio Vigo
Departamento de Dermatologia, Hospital Universitário Evangélico de Curitiba, Faculdade Evangélica do Paraná, Curitiba (PR), Brasil
Recebido 20 Novembro 2017.
Aceito 02 Fevereiro 2018.
Suporte Financeiro: Nenhum
Conflito de Interesses: Nenhum
Como citar este artigo: Baldissera RL, Shwetz GA, Fillus Neto J, Vigo NR. Erythroderma as a manifestation of leprosy. An Bras Dermatol. 2019;94(1):89-92.
Correspondência:
Renato Luiz Baldissera
E-mail: renatobaldissera@hotmail.com
Eritrodermia consiste em eritema e descamação envolvendo a maior parte da superfície corporal, se não toda ela. Essa erupção pode ser idiopática, induzida por drogas ou secundária a doença dermatológica ou sistêmica. Relata-se o caso de um paciente do sexo masculino, de 71 anos, eritrodérmico com deck chair sign, distrofia ungueal e úlceras plantares associadas a perda de sensibilidade tátil local. Exame anatomopatológico de três sítios distintos evidenciou infiltrado linfo-histiocitário difuso e esboço granulomatoso. A coloração de Fite-Faraco demonstrou inúmeros bacilos íntegros, isolados e em globias. A baciloscopia foi positiva. Firmou-se o diagnóstico clinicopatológico de hanseníase dimorfa-virchowiana. Este relato demonstra que a hanseníase, na forma multibacilar, pode expressar-se com eritrodermia em casos de longa evolução e deve ser incluída no diagnóstico diferencial de suas causas.
Palavras-chave: Hanseníase; Hanseníase dimorfa; Hanseníase multibacilar; Dermatite esfoliativa; Mycobacterium leprae
Para ver o artigo na íntegra é necessário logar-se utilizando os dados da
SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) ou dados de Assinante dos ABD (Anais Brasileiros de Dermatologia) no formulário acima.
Caso não se enquadre em nenhuma das opções anteriores,
é possível ter acesso apenas ao conteúdo completo do artigo preenchendo os dados do formulário abaixo.
Clique em cadastre-se se não possuir o registro.
ISSN-e 1806-4841