Acesso Restrito:

Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.

Login como assinante

Acesso Restrito:

Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!

Associados da SBD

Volume 94 Número 1

Relato de Caso

Eritrodermia como manifestação da hanseníase*

Erythroderma as a manifestation of leprosy*


Renato Luiz Baldissera; Guilherme Athanasio Shwetz; José Fillus Neto; Noely do Rocio Vigo


Departamento de Dermatologia, Hospital Universitário Evangélico de Curitiba, Faculdade Evangélica do Paraná, Curitiba (PR), Brasil

Recebido 20 Novembro 2017.
Aceito 02 Fevereiro 2018.
Suporte Financeiro: Nenhum
Conflito de Interesses: Nenhum
Como citar este artigo: Baldissera RL, Shwetz GA, Fillus Neto J, Vigo NR. Erythroderma as a manifestation of leprosy. An Bras Dermatol. 2019;94(1):89-92.

Correspondência:

Renato Luiz Baldissera
E-mail: renatobaldissera@hotmail.com

 

Resumo

Eritrodermia consiste em eritema e descamação envolvendo a maior parte da superfície corporal, se não toda ela. Essa erupção pode ser idiopática, induzida por drogas ou secundária a doença dermatológica ou sistêmica. Relata-se o caso de um paciente do sexo masculino, de 71 anos, eritrodérmico com deck chair sign, distrofia ungueal e úlceras plantares associadas a perda de sensibilidade tátil local. Exame anatomopatológico de três sítios distintos evidenciou infiltrado linfo-histiocitário difuso e esboço granulomatoso. A coloração de Fite-Faraco demonstrou inúmeros bacilos íntegros, isolados e em globias. A baciloscopia foi positiva. Firmou-se o diagnóstico clinicopatológico de hanseníase dimorfa-virchowiana. Este relato demonstra que a hanseníase, na forma multibacilar, pode expressar-se com eritrodermia em casos de longa evolução e deve ser incluída no diagnóstico diferencial de suas causas.

Palavras-chave: Hanseníase; Hanseníase dimorfa; Hanseníase multibacilar; Dermatite esfoliativa; Mycobacterium leprae



© 2024 Sociedade Brasileira de Dermatologia - Todos os direitos reservados

ISSN-e 1806-4841

GN1 - Sistemas e Publicações