Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.
Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!
Associados da SBDSite destinado aos artigos até 2020. A partir de 2021, favor acessar o site oficial: https://www.anaisdedermatologia.org.br
Volume 94 Número 1
Relato de Caso
Melanoma acral amelanótico diagnosticado incorretamente como verruga plantar*
Amelanotic acral melanoma misdiagnosed as verruca plantaris*
Wei Deng; Ruixing Yu; Yong Cui; Zhancai Zheng
Departamento de Dermatologia e Venereologia, China-Japan Friendship Hospital, Beijing, China
Recebido 21 Agosto 2017.
Aceito 21 Fevereiro 2018.
Suporte Financeiro: Nenhum
Conflito de Interesses: Nenhum
Como citar este artigo: Deng W, Yu R, Cui Y, Zheng Z. Amelanotic acral melanoma misdiagnosed as verruca plantaris. An Bras Dermatol. 2019;94(1):86-8.
Correspondência:
Wei Deng
E-mail: dengwei1991730@163.com
Relatamos um caso de melanoma acral amelanótico em paciente chinesa de 42 anos. No histórico, dez meses antes, a paciente descobriu uma lesão em placa, eritematosa, assimétrica, com 2cm de diâmetro, na região plantar esquerda. Todos os médicos consultados pela paciente diagnosticaram a lesão como verruga plantar. Há um mês, detectou-se linfonodo aumentado na região inguinal esquerda, cuja biópsia mostrou ser melanoma metastático. A dermatoscopia sugeriu verruga plantar, e um exame PET revelou aumento de metabolismo glicêmico na placa. Finalmente, a biópsia da placa mostrou melanoma amelanótico. O diagnóstico inicial incorreto e a demora no diagnóstico geralmente estão associados a piores desfechos para o paciente. Portanto, o conhecimento das apresentações atípicas do melanoma acral é importante para diminuir o erro diagnóstico e melhorar o prognóstico do paciente.
Palavras-chave: Melanoma amelanótico; Metástase linfática; Verrugas
Para ver o artigo na íntegra é necessário logar-se utilizando os dados da
SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) ou dados de Assinante dos ABD (Anais Brasileiros de Dermatologia) no formulário acima.
Caso não se enquadre em nenhuma das opções anteriores,
é possível ter acesso apenas ao conteúdo completo do artigo preenchendo os dados do formulário abaixo.
Clique em cadastre-se se não possuir o registro.
ISSN-e 1806-4841