Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.
Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!
Associados da SBDSite destinado aos artigos até 2020. A partir de 2021, favor acessar o site oficial: https://www.anaisdedermatologia.org.br
Volume 94 Número 1
Relato de Caso
Melanoma desmoplásico: uma variante rara com diagnóstico desafiador*
Desmoplastic melanoma: a rare variant with challenging diagnosis*
Priscila Castelan Marques; Lucia Martins Diniz; Karla Spelta; Paulo Sergio Emerich Nogueira
Serviço de Dermatologia, Hospital Universitário Cassiano Antonio Moraes, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória (ES), Brasil
Recebido 24 Julho 2017.
Aceito 01 Fevereiro 2018.
Suporte Financeiro: Nenhum
Conflito de Interesses: Nenhum
Como citar este artigo: Marques PC, Diniz LM, Spelta K, Nogueira PSE. Desmoplastic melanoma: a rare variant with challenging diagnosis. An Bras Dermatol. 2019;94(1):82-5.
Correspondência:
Priscila Castelan Marques
E-mail: castelanpriscila@gmail.com
O melanoma desmoplásico, variante distinta e incomum, caracteriza-se por lesão invasiva com proliferação de melanócitos fusiformes na derme e no subcutâneo, associada a variáveis padrões de desmoplasia. Pode ocorrer neurotropismo e diferenciação neural. Sua apresentação clínica é variável e inespecífica, facilmente confundida com outras neoplasias fibrosas. É localmente agressivo e tem menores taxas de metástases quando comparado a outros tipos de melanoma. No diagnóstico, o estudo histopatológico pode ser insuficiente, sendo necessário o auxílio da imunoistoquímica com positividade para proteína S-100 e outros antígenos de diferenciação melanocítica. Por representar verdadeiro desafio diagnóstico clínico, dermatoscópico e histopatológico, relata-se um caso de melanoma desmoplásico invasor, acometendo área fotoexposta em mulher de idade avançada. A hipótese diagnóstica inicial foi de fibroma, e o diagnóstico definitivo foi estabelecido após revisões seriadas de lâminas histológicas.
Palavras-chave: Antígenos específicos de melanoma; Imuno-histoquímica; Melanoma; Neoplasias cutâneas
Para ver o artigo na íntegra é necessário logar-se utilizando os dados da
SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) ou dados de Assinante dos ABD (Anais Brasileiros de Dermatologia) no formulário acima.
Caso não se enquadre em nenhuma das opções anteriores,
é possível ter acesso apenas ao conteúdo completo do artigo preenchendo os dados do formulário abaixo.
Clique em cadastre-se se não possuir o registro.
ISSN-e 1806-4841