Acesso Restrito:

Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.

Login como assinante

Acesso Restrito:

Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!

Associados da SBD

Volume 94 Número 1

Revisão

Acne da mulher adulta: um guia para a prática clínica*

Adult female acne: a guide to clinical practice*


Edileia Bagatin1,2; Thais Helena Proença de Freitas3,4; Maria Cecilia Rivitti Machado5,6; Beatriz Medeiros Ribeiro7; Samanta Nunes8; Marco Alexandre Dias da Rocha9


1. Departamento de Dermatologia, Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo, São Paulo (SP), Brasil
2. Programa de Pós-Graduação em Medicina Translacional, Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo, São Paulo (SP), Brasil
3. Serviço de Dermatologia, Hospital da Santa Casa de São Paulo, São Paulo (SP), Brasil
4. Clínica de Dermatologia, Departamento de Clínica Médica, Santa Casa de São Paulo, São Paulo (SP), Brasil
5. Disciplina de Dermatologia, Faculdade de Medicina, Universidade Metropolitana de Santos, Santos (SP), Brasil
6. Serviço de Dermatologia, Hospital Regional da Asa Norte, Secretaria de Saúde do Distrito Federal, Brasília (DF), Brasil
7. Corium Dermatologia, São Paulo (SP), Brasil
8. Serviço de Cosmiatria, Departamento de Dermatologia, Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo, São Paulo (SP), Brasil

Recebido 18 Fevereiro 2018.
Aceito 10 Junho 2018.
Suporte Financeiro: Nenhum
Conflito de Interesses: A dra. Samanta Nunes é consultora médica da Bayer
Como citar este artigo: Bagatin E, Freitas THP, Rivitti Machado MC, Ribeiro BM, Nunes S, Rocha MA. Adult female acne: a guide to clinical practice. An Bras Dermatol. 2019;94(1):62-75.

Correspondência:

Samanta Nunes
E-mail: nunes.samanta@me.com

 

Resumo

INTRODUÇÃO: A acne da mulher é frequentemente associada a ansiedade e depressão, podendo persistir desde a adolescência ou manifestar-se pela primeira vez na idade adulta. Fatores genéticos e hormonais contribuem para a sua etiopatogenia, sendo necessário tratamento de manutenção, em geral durante anos, devido à sua evolução clínica.
OBJETIVO: Desenvolver um guia para a prática clínica da acne da mulher adulta.
MÉTODOS: Uma equipe de cinco especialistas com ampla experiência em acne realizou uma revisão bibliográfica das principais evidências científicas e se reuniu para discutir as melhores condutas e experiências pessoais para elaboração de um guia contendo diretrizes para a prática clínica da acne da mulher adulta.
RESULTADOS: O grupo de especialistas chegou a um consenso sobre as principais diretrizes para a prática clínica, fornecendo recomendações detalhadas sobre quadro clínico, etiopatogenia, investigação laboratorial e tratamento da acne da mulher adulta.
CONCLUSÃO: Diferente da acne do adolescente, a acne da mulher adulta apresenta algumas características e múltiplos fatores etiopatogênicos que tornam o seu manejo mais complexo. Este guia fornece uma orientação para as melhores práticas clínicas e decisões terapêuticas. No entanto, os autores consideram que são necessários estudos adicionais de modo a prover mais evidências para que a acne da mulher adulta seja melhor compreendida.

Palavras-chave: Acne vulgar; Adulto; Consenso; Hiperandrogenismo



© 2024 Sociedade Brasileira de Dermatologia - Todos os direitos reservados

ISSN-e 1806-4841

GN1 - Sistemas e Publicações