Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.
Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!
Associados da SBDSite destinado aos artigos até 2020. A partir de 2021, favor acessar o site oficial: https://www.anaisdedermatologia.org.br
Volume 94 Número 1
Investigação
Estudo das neoplasias cutâneas em hospital universitário: integração dos registros anatomopatológicos e sua interface com a literatura*
Study of skin neoplasms in a university hospital: integration of anatomopathological records and its interface with the literature*
Hudson Dutra Rezende1; Ana Paula Moura de Almeida2; Eduardo Shimoda3; Ana Carolina Xavier Milagre1; Liana Moura de Almeida2
1. Programa de Residência Médica de Dermatologia, Hospital Escola Álvaro Alvim, Campos dos Goytacazes (RJ), Brasil
2. Serviço de Dermatologia, Hospital Escola Álvaro Alvim, Campos dos Goytacazes (RJ), Brasil
3. Programa de Pós-Graduação, Mestrado Profissional em Planejamento Regional e Gestão de Cidades, Universidade Cândido Mendes, Campos dos Goytacazes (RJ), Brasil
Recebido 18 Junho 2017.
Aceito 29 Novembro 2017.
Suporte Financeiro: Nenhum
Conflito de Interesses: Nenhum
Como citar este artigo: Rezende HD, Almeida APM, Shimoda E, Milagre ACX, Almeida LM. Study of skin neoplasms in a university hospital: integration of anatomopathological records and its interface with the literature. An Bras Dermatol. 2019;94(1):42-6.
Correspondência:
Ana Paula Moura de Almeida
E-mail: medpaula@yahoo.com.br
FUNDAMENTOS: O câncer da pele é condição altamente prevalente e de etiologia multifatorial, resultante de alterações genéticas, fatores ambientais e estilo de vida. No Brasil, dentre todos os tumores malignos, o câncer da pele é o mais incidente.
OBJETIVO: Avaliar retrospectivamente a incidência, a prevalência e o perfil de acometimento dos carcinomas basocelular, espinocelular e melanoma cutâneo em Campos dos Goytacazes e região.
MÉTODOS: Foram analisados 2.207 laudos histopatológicos do hospital de referência local, entre janeiro de 2013 e dezembro de 2015, dos quais 306 corresponderam às neoplasias em estudo.
RESULTADOS: Dos 306 laudos apreciados, foram identificados 232 carcinomas basocelulares (75,9%), 55 carcinomas espinocelulares (18%) e 19 melanomas cutâneos (6,5%). A face foi o local anatômico mais afetado (58,8%), e as mulheres (51%) foram o gênero mais acometido. A análise temporal revelou decréscimo da incidência global de 3,4% de 2013 para 2014 e de 5,4% de 2014 para 2015. Observou-se aumento de 10,1% dos carcinomas basocelulares e de 38% dos melanomas neste período; entretanto, houve decréscimo do número de carcinomas espinocelulares de 14,8% entre os anos estudados.
LIMITAÇÕES DO ESTUDO: Algumas amostras de fragmentos cutâneos não tinham identificação do local anatômico de origem.
CONCLUSÃO: Pesquisas que geram dados estatísticos sobre os tumores cutâneos produzem ferramentas epidemiológicas úteis na identificação de subgrupos de risco e possibilitam a adoção de futuras medidas de prevenção mais direcionadas e eficientes.
Palavras-chave: Carcinoma basocelular; Carcinoma de células escamosas; Melanoma; Pesquisa sobre serviços de saúde
Para ver o artigo na íntegra é necessário logar-se utilizando os dados da
SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) ou dados de Assinante dos ABD (Anais Brasileiros de Dermatologia) no formulário acima.
Caso não se enquadre em nenhuma das opções anteriores,
é possível ter acesso apenas ao conteúdo completo do artigo preenchendo os dados do formulário abaixo.
Clique em cadastre-se se não possuir o registro.
ISSN-e 1806-4841