Acesso Restrito:

Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.

Login como assinante

Acesso Restrito:

Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!

Associados da SBD

Volume 76 Número 2

Investigação

Estudo histológico das mudanças estruturais da pele fina palpebral após a fototermólise seletiva com laser de CO2

Histological study of the structural changes in fine palpebral skin following selective photothermolysis with CO2 laser


SERGIO LESSA1, ROBERTO SEBASTIÁ2, EDUARDO FLORES3


1Professor Assistente, Curso de Pós-graduação Médica – PUC-RJ; Instituto de Pós-graduação Médica Carlos Chagas, 38ª Enfermaria. Chefe, Departamento de Plástica Ocular, 1ª Enfermaria, TCBC, TSBCP.
2Professor Assistente, Curso de Pós-graduação Médica – PUC-RJ; Instituto de Pós-graduação Médica Carlos Chagas, 38ª Enfermaria. Departamento de Plástica Ocular, 1ª Enfermaria. Professor Adjunto, Departamento de Plástica Ocular, Serviço de Oftalmologia - HUAP - Universidade Federal Fluminense, TSBCP.
3Cirurgião Plástico Ocular, 1ª Enfermaria; 38ª Enfermaria, TSBCP.

Recebido em 18.3.1999. Aprovado pelo Conselho Consultivo e aceito para publicação em 30.01.2001. * Trabalho realizado na Clínica Pró-Oftalmo Microcirurgia Ocular – RJ.

Correspondência:
Sérgio Lessa Av. Ataulfo de Paiva, 135 / 1101 Rio de Janeiro RJ 22449-900 Tel: (21) 259-1245 Fax: (21) 259-0099 "E-mail":slessa@iptec.com.br

 

Resumo

*Fundamentos:* O resurfacing com laser de CO2 é moderna e eficiente modalidade de tratamento das rugas faciais e envelhecimento. Baseia-se na vaporização das camadas mais superficiais da pele, com muita precisão. *Objetivos:* Avaliar os efeitos histológicos da ação do laser de CO2 sobre a pele palpebral. *Material e Métodos:* Selecionados 26 pacientes, sendo 22 do sexo feminino e quatro do sexo masculino. A idade variou de 43 a 72 anos, sendo 19 deles classificados como tipo III e sete como tipo II, de Fitzpatrick. A pele palpebral superior foi examinada antes da operação e após a fototermólise seletiva, aos três meses, seis meses e um ano. *Resultados:* Todas as avaliações pós-operatórias mostraram consistentes modificações histológicas epidérmicas e dérmicas, como a regeneração epidérmica evidenciando anatomia normalizada principalmente nas avaliações em torno de um ano. A derme apresenta dramática transformação de neo-colágeno na derme superficial e média, como também intensa modificação (reestruturação) do sistema de fibras elásticas e diminuição das glicosaminoglicans. As duas passagens do laser foram analisadas, assim como todo o processo de cicatrização. *Conclusões:* O resurfacing da pele fina palpebral, utilizando duas passagens de 300mJ e 200mJ de energia, produz acentuada neo-formação de colágeno e correção da elastose dérmica, associada a um perfeito e rápido processo de cicatrização.

Palavras-chave: CIRURGIA A LASER, COLÁGENO



© 2024 Sociedade Brasileira de Dermatologia - Todos os direitos reservados

ISSN-e 1806-4841

GN1 - Sistemas e Publicações