Acesso Restrito:

Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.

Login como assinante

Acesso Restrito:

Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!

Associados da SBD

Volume 93 Número 6

Revisão

Aspectos fundamentais da abordagem local das úlceras cutâneas*

Fundamental aspects of the local approach to cutaneous ulcers*


Raquel Colenci1; Luciana Patricia Fernandes Abbade2


1. Seção Técnica de Enfermagem em Dermatologia, Hospital das Clínicas, Faculdade de Medicina de Botucatu, Universidade Estadual Paulista, Botucatu (SP), Brasil
2. Departamento de Dermatologia, Faculdade de Medicina de Botucatu, Universidade Estadual Paulista, Botucatu (SP), Brasil

Recebido 03 Novembro 2017.
Aceito 31 Março 2018.
Suporte financeiro: Nenhum
Conflito de interesse: Nenhum
Como citar este artigo: Colenci R, Abbade LPF. Fundamental aspects of the local approach to cutaneous ulcers. An Bras Dermatol. 2018;93(6):859-70.

Correspondência:

Raquel Colenci
E-mail: raquelcolenci@gmail.com

 

Resumo

As úlceras ou feridas podem ser classificadas como agudas ou crônicas. O tratamento envolve avaliação global do paciente e escolha da terapia local adequada, que consiste na indicação e no uso dos produtos de maneira apropriada. A progressão tecnológica na área de tratamento de feridas acontece de maneira muito rápida e há a necessidade de constante atualização, com ênfase nas evidências científicas disponíveis, para que se possam oferecer as melhores abordagens aos pacientes portadores de feridas agudas e crônicas. Foi realizada uma análise qualitativa da literatura para a identificação de produções científicas abordando conceitos atuais do tratamento das feridas, recursos auxiliares no processo de cicatrização e os diferentes tipos de curativos disponíveis. Essa revisão incluiu a avaliação das feridas por meio do acrônimo TIME, a limpeza e o desbridamento, controle de infecção/inflamação, controle de exsudato, tipos de curativos e principais indicações.

Palavras-chave: Cicatrização; Curativos oclusivos; Ferimentos e lesões



© 2024 Sociedade Brasileira de Dermatologia - Todos os direitos reservados

ISSN-e 1806-4841

GN1 - Sistemas e Publicações