Acesso Restrito:

Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.

Login como assinante

Acesso Restrito:

Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!

Associados da SBD

Volume 93 Número 6

Investigação

Avaliação do perfil das citocinas inflamatórias, por meio da imuno-histoquímica, em pele de pacientes portadores de dermatite de contato alérgica ao níquel nas fases aguda e crônica*

Evaluation of the profile of inflammatory cytokines, through immunohistochemistry, in the skin of patients with allergic contact dermatitis to nickel in the acute and chronic phases*


Marilene Chaves Silvestre1; Vitor Manoel Silva dos Reis2


1. Departamento de Medicina Tropical e Dermatologia, Universidade Federal de Goiás, Goiânia (GO), Brasil
2. Departamento de Dermatologia, Faculdade de Medicina, Universidade de São Paulo, São Paulo (SP), Brasil

Recebido 17 Março 2017.
Aceito 18 Julho 2017.
Suporte financeiro: Nenhum
Conflito de interesse: Nenhum
Como citar este artigo: Silvestre MC, Reis VMS. Evaluation of the profile of inflammatory cytokines, through immunohistochemistry, in patients skin with allergic contact dermatitis to nickel in the acute and chronic phases. An Bras Dermatol. 2018;93(6):829-35.

Correspondência:

Marilene Chaves Silvestre
E-mail: marilene.silvestre@terra.com.br

 

Resumo

FUNDAMENTOS: A dermatite de contato alérgica ao íon níquel (Ni2+) é uma dermatose inflamatória frequente nos países industrializados. Envolve a ativação de células T específicas ao Ni2+, seguida da proliferação e indução de um perfil misto de citocinas, tanto pró-inflamatórias quanto reguladoras, sugerindo que vários subtipos de células T (helper-Th e citotóxica-Tc) estejam envolvidos. Uma compreensão mais ampla sobre o perfil das citocinas pode levar a novas abordagens terapêuticas.
OBJETIVOS: Análise das citocinas TNF-α, INF-γ, IL-2, IL-4, IL-10, IL-13, IL-17 e IL-23 pela técnica de imuno-histoquímica para tentar identificar suas prevalências nos eczemas crônico e agudo de pacientes com dermatite de contato alérgica ao Ni2+.
MÉTODOS: Estudo imuno-histoquímico para oito citocinas, em 20 pacientes com dermatite de contato alérgica ao Ni2+, biópsiados no local do eczema crônico desencadeado pelo contato cotidiano do paciente com o Ni2+; e no local do eczema agudo provocado pelo sulfato de níquel, 48 horas após a fixação do teste de contato.
RESULTADOS: As amostras coradas revelaram resultados positivos para as oito citocinas estudadas. TNF-α, IFN-γ, IL-4, IL-13 e IL-17 tiveram prevalência maior no eczema crônico; a IL-2 e IL-23, no eczema agudo; e a IL-10 apresentou prevalência similar nos eczemas agudo e crônico. Essas prevalências foram estatisticamente significantes apenas para IL-4 e IL-13.
LIMITAÇÕES DO ESTUDO: Tamanho pequeno da amostra.
CONCLUSÃO: Verificamos, nos eczemas crônico e agudo, a presença de um perfil misto de citocinas dos subtipos de células T (Th/Tc), sugerindo que as respostas são expressas ao mesmo tempo.

Palavras-chave: Alergia e imunologia; Citocinas; Dermatite alérgica de contato; Dermatite de contato; Imuno-histoquímica; Níquel



© 2024 Sociedade Brasileira de Dermatologia - Todos os direitos reservados

ISSN-e 1806-4841

GN1 - Sistemas e Publicações