Acesso Restrito:

Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.

Login como assinante

Acesso Restrito:

Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!

Associados da SBD

Volume 93 Número 6

Investigação

Impacto da psoríase na qualidade de vida de crianças, adolescentes e suas famílias: um estudo transversal*

Impact of psoriasis in the quality of life of children, adolescents and their families: a cross-sectional study*


Andac Salman1; Ayse Deniz Yucelten1; Esra Sarac2; Merve Hatun Saricam3; Nese Perdahli-Fis4


1. Departamento de Dermatologia, Marmara University School of Medicine, Pendik Research and Training Hospital, Istambul, Turquia
2. Departamento de Dermatologia, Koc University Hospital, Istambul, Turquia
3. Departamento de Dermatologia, Oltu State Hospital, Erzurum, Turquia
4. Departamento de Psiquiatria de Crianças e Adolescentes, Marmara University School of Medicine, Pendik Research and Training Hospital, Istambul, Turquia

Recebido 28 Janeiro 2017.
Aceito 06 Agosto 2017.
Suporte financeiro: Nenhum
Conflito de interesse: Nenhum
Como citar este artigo: Salman A, Yucelten AD, Sarac E, Saricam MH, Perdahli-Fis N. Impact of psoriasis in the quality of life of children, adolescents and their families: a cross-sectional study. An Bras Dermatol. 2018;93(6):819-23.

Correspondência:

Andac Salman
E-mail: asalmanitf@gmail.com

 

Resumo

FUNDAMENTOS: A psoríase é uma doença inflamatória crônica que altera a qualidade de vida e causa sintomas psicológicos. Apesar da sua alta prevalência em pacientes pediátricos, os estudos que investigam o impacto da psoríase na qualidade de vida de crianças, adolescentes e suas famílias são escassos.
OBJETIVO: O objetivo deste estudo foi investigar o impacto da psoríase na qualidade de vida de crianças e adolescentes com psoríase e suas famílias e determinar os níveis de depressão e ansiedade desses pacientes.
MÉTODOS: Um total de 58 pacientes com psoríase com idades entre sete anos e 18 anos (idade média de 11 anos) e um familiar de cada paciente foram incluídos no estudo. O Children's Dermatology Life Quality Index (CDLQI), o Family Dermatology Life Quality Index (FDLQI), o Children's Depression Inventory (CDI) e o State-Trait Anxiety Inventory for Children (STAIC) foram usados como instrumentos de avaliação no estudo.
RESULTADOS: A pontuação PASI média dos pacientes incluídos no estudo foi de 1,8. As pontuações médias para o CDLQI e o FDLQI nos grupos estudados foram 5 e 10, respectivamente. A pontuação média do CDI, do STAIC-state e do STAIC-trait dos pacientes foram de 6, 28 e 32,5, respectivamente.
LIMITAÇÕES DO ESTUDO: Foram limitações do estudo a ausência de um grupo controle, a falta da avaliação pelo paciente sobre a gravidade da sua doença e a intensidade relativamente leve da doença nesses pacientes.
CONCLUSÕES: A psoríase tem um impacto negativo na qualidade de vida de crianças, adolescentes e suas famílias, mesmo na presença de doença leve. Tendo em consideração que o prejuízo na qualidade de vida pode estar associado a morbidade psicossocial, uma abordagem combinada com terapia medicamentosa, aconselhamento familiar e avaliação da qualidade de vida pode trazer benefícios a esse grupo de pacientes.

Palavras-chave: Adolescente; Criança; Família; Psoríase; Qualidade de vida



© 2024 Sociedade Brasileira de Dermatologia - Todos os direitos reservados

ISSN-e 1806-4841

GN1 - Sistemas e Publicações