Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.
Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!
Associados da SBDSite destinado aos artigos até 2020. A partir de 2021, favor acessar o site oficial: https://www.anaisdedermatologia.org.br
Volume 93 Número 6
Educação médica continuada
Vírus Epstein-Barr e pele*
Epstein-Barr virus and skin*
Martin Sangueza-Acosta1; Erica Sandoval-Romero2
1. Hospital Obrero, Caja Nacional de Salud, La Paz, Bolívia
2. Hospital Cayetano Heredia, Lima, Peru
Recebido 13 Fevereiro 2018.
Aceito 12 Março 2018.
Suporte financeiro: Nenhum
Conflito de interesse: Nenhum
Como citar este artigo: Sangueza-Acosta M, Sandoval-Romero E. Epstein-Barr virus and skin. An Bras Dermatol. 2018;93(6):786-99.
Correspondência:
Martin Sangueza Acosta
E-mail: jmsanguez@gmail.com
O vírus Epstein-Barr é um vírus de DNA que infecta os seres humanos e pode chegar a infectar 90% da população. É muito importante levar em consideração que, na América Latina, diferentemente do que acontece nos países desenvolvidos, a exposição ao vírus é precoce e, portanto, há interação com o vírus por muito mais tempo. Este vírus está relacionado a inúmeras doenças, principalmente oncológicas, e quando se manifesta na pele pode apresentar formas clínicas muito diversas, tanto agudas quanto crônicas. Entre as agudas estão a erupção da mononucleose infecciosa e as úlceras de Lipschutz. As formas crônicas são a hipersensibilidade a picadas de mosquitos, a hidroa vaciniforme, o linfoma tipo hidroa vaciniforme, suas formas atípicas e, finalmente, o linfoma de células NK/T nasal e extranasal. Embora não sejam condições frequentes, é muito importante o dermatologista conhecê-las para poder chegar ao diagnóstico correto.
Palavras-chave: Herpesvirus humano 4; Infecções por vírus Epstein-Barr/Diagnóstico; Latência viral
Para ver o artigo na íntegra é necessário logar-se utilizando os dados da
SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) ou dados de Assinante dos ABD (Anais Brasileiros de Dermatologia) no formulário acima.
Caso não se enquadre em nenhuma das opções anteriores,
é possível ter acesso apenas ao conteúdo completo do artigo preenchendo os dados do formulário abaixo.
Clique em cadastre-se se não possuir o registro.
ISSN-e 1806-4841