Acesso Restrito:

Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.

Login como assinante

Acesso Restrito:

Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!

Associados da SBD

Volume 93 Número 5

Investigação

Xerose cutânea e cofatores associados em mulheres com prurigo nodular*

Xerosis cutis and associated co-factors in women with prurigo nodularis*


Sevgi Akarsu; Ozlem Ozbagcivan; Turna Ilknur; Fatma Semiz; Burcu Bahar Inci; Emel Fetil


Departamento de Dermatologia, Faculdade de Medicina, Dokuz Eylul University, Izmir, Turquia

Recebido 22 Março 2017
Aceito 20 Agosto 2017
Suporte financeiro: Nenhum
Conflito de interesse: Nenhum
* Trabalho realizado no Departamento de Dermatologia, Faculdade de Medicina, Dokuz Eylul University, Izmir, Turquia.

Correspondência:

Ozlem Ozbagcivan
E-mail: ozlem.ozbagcivan@deu.edu.tr

 

Resumo

FUNDAMENTOS: Com exceçao da predisposiçao atópica, o conhecimento atual em relaçao às comorbidades associadas ao prurigo nao sao adequadas.
OBJETIVOS: Os objetivos deste estudo foram: (1) determinar as frequências de xerose e outras comorbidades em pacientes do sexo feminino com prurigo nodular; (2) comparar os dados demográficos, clínicos e das comorbidades ao agrupar estes pacientes de acordo com a existência da associação com xerose (que foram, posteriormente, subdivididos em atópicos e não atópicos) ou não.
MÉTODOS: Neste estudo retrospectivo descritivo, 80 mulheres com PN foram categorizadas de acordo com as comorbidades (de origem dermatológica, sistêmica, neurológica, psicogênica, mista ou indeterminada).
RESULTADOS: Foi detectado um total de 45 cofatores associados, incluindo dermatológicos em 63 (78,8%), sistêmicos em 57 (71,3%), psicológicos em 33 (41,3%) e neurológicos em 14 (17,5%) de todos os pacientes com prurigo nodular. Xerose foi observada em 48 (60%) pacientes (cofatores não atópicos em 66,7% deles). Viu-se que a proporção de pacientes com cofatores mistos, dermatológicos+sistêmicos e dermatológicos+sistêmicos+psicológicos foi significativamente mais alta em pacientes com xerose quando comparados àqueles sem xerose.
LIMITAÇÕES DO ESTUDO: O nosso estudo tem certas limitações, como a ausência de um grupo controle pareado por idade, ausência de dados de seguimento e o fato de que o diagnóstico de xerose não foi baseado em métodos objetivos.
CONCLUSÕES: Xerose foi identificada em mais da metade dos pacientes com PN e determinou-se que, na maioria dos pacientes, a xerose está associada principalmente a diabetes mellitus e a outras doenças relacionadas ao prurigo nodular.

Palavras-chave: Dermatite atópica; Feminino; Prurigo



© 2024 Sociedade Brasileira de Dermatologia - Todos os direitos reservados

ISSN-e 1806-4841

GN1 - Sistemas e Publicações