Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.
Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!
Associados da SBDSite destinado aos artigos até 2020. A partir de 2021, favor acessar o site oficial: https://www.anaisdedermatologia.org.br
Volume 93 Número 5
Investigação
Xerose cutânea e cofatores associados em mulheres com prurigo nodular*
Xerosis cutis and associated co-factors in women with prurigo nodularis*
Sevgi Akarsu; Ozlem Ozbagcivan; Turna Ilknur; Fatma Semiz; Burcu Bahar Inci; Emel Fetil
Departamento de Dermatologia, Faculdade de Medicina, Dokuz Eylul University, Izmir, Turquia
Recebido 22 Março 2017
Aceito 20 Agosto 2017
Suporte financeiro: Nenhum
Conflito de interesse: Nenhum
* Trabalho realizado no Departamento de Dermatologia, Faculdade de Medicina, Dokuz Eylul University, Izmir, Turquia.
Correspondência:
Ozlem Ozbagcivan
E-mail: ozlem.ozbagcivan@deu.edu.tr
FUNDAMENTOS: Com exceçao da predisposiçao atópica, o conhecimento atual em relaçao às comorbidades associadas ao prurigo nao sao adequadas.
OBJETIVOS: Os objetivos deste estudo foram: (1) determinar as frequências de xerose e outras comorbidades em pacientes do sexo feminino com prurigo nodular; (2) comparar os dados demográficos, clínicos e das comorbidades ao agrupar estes pacientes de acordo com a existência da associação com xerose (que foram, posteriormente, subdivididos em atópicos e não atópicos) ou não.
MÉTODOS: Neste estudo retrospectivo descritivo, 80 mulheres com PN foram categorizadas de acordo com as comorbidades (de origem dermatológica, sistêmica, neurológica, psicogênica, mista ou indeterminada).
RESULTADOS: Foi detectado um total de 45 cofatores associados, incluindo dermatológicos em 63 (78,8%), sistêmicos em 57 (71,3%), psicológicos em 33 (41,3%) e neurológicos em 14 (17,5%) de todos os pacientes com prurigo nodular. Xerose foi
observada em 48 (60%) pacientes (cofatores não atópicos em 66,7% deles). Viu-se que a proporção de pacientes com cofatores mistos, dermatológicos+sistêmicos e dermatológicos+sistêmicos+psicológicos foi significativamente mais alta em pacientes com xerose quando comparados àqueles sem xerose.
LIMITAÇÕES DO ESTUDO: O nosso estudo tem certas limitações, como a ausência de um grupo controle pareado por idade, ausência de dados de seguimento e o fato de que o diagnóstico de xerose não foi baseado em métodos objetivos.
CONCLUSÕES: Xerose foi identificada em mais da metade dos pacientes com PN e determinou-se que, na maioria dos pacientes, a xerose está associada principalmente a diabetes mellitus e a outras doenças relacionadas ao prurigo nodular.
Palavras-chave: Dermatite atópica; Feminino; Prurigo
Para ver o artigo na íntegra é necessário logar-se utilizando os dados da
SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) ou dados de Assinante dos ABD (Anais Brasileiros de Dermatologia) no formulário acima.
Caso não se enquadre em nenhuma das opções anteriores,
é possível ter acesso apenas ao conteúdo completo do artigo preenchendo os dados do formulário abaixo.
Clique em cadastre-se se não possuir o registro.
ISSN-e 1806-4841