Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.
Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!
Associados da SBDSite destinado aos artigos até 2020. A partir de 2021, favor acessar o site oficial: https://www.anaisdedermatologia.org.br
Volume 93 Número 5
Investigação
Características dermatoscópicas dos nevos melanocíticos acrais em uma série de casos em população mexicana*
Dermoscopic features of acral melanocytic nevi in a case series from Mexico*
Roger Adrián González-Ramírez1,2; Carolina Guerra-Segovia3; Verónica Garza-Rodríguez3; Pamela Garza-Báez3; Minerva Gómez-Flores3; Jorge Ocampo-Candiani3
1. Departamento de Introdução à Prática Clínica, Faculdade de Medicina, Universidad Autónoma de Nuevo León, Nuevo León, México
2. Instituto Tecnológico de Monterrey, Escuela de Medicina y Ciencias de la Salud, Nuevo León, México
3. Serviço de Dermatologia, Hospital Universitario “Dr. José Eleuterio González”, Universidad Autónoma de Nuevo León, Nuevo León, México
Recebido 14 Novembro 2016
Aceito 11 Junho 2017
Suporte financeiro: Nenhum
Conflito de interesse: Nenhum
* Trabalho realizado no Ambulatorio de Dermatologia, Hospital Universitário “Dr. José Eleuterio González”, Universidad Autónoma de Nuevo León, Nuevo León, México.
Correspondência:
Roger Adrián González-Ramírez
E-mail: rogergzz@gmail.com
FUNDAMENTOS: Nevos melanocíticos são frequentes nas regiões palmoplantares. O diagnóstico diferencial com o melanoma cutâneo incipiente, muitas vezes, é um desafio. A dermatoscopia pode fornecer um diagnóstico mais preciso. As descrições clínicas e dermatoscópicas das lesões pigmentadas acrais foram obtidas a partir de populações europeias e asiáticas, no entanto há poucos estudos na população latino-americana.
OBJETIVO: Determinar as características dermatoscópicas das lesões melanocíticas localizadas na região palmoplantar na população mexicana.
MÉTODOS: Estudo transversal, observacional, englobando pacientes hispânicos, portadores de lesões melanocíticas localizadas na região palmoplantar. Cada lesão pigmentada foi examinada com dermatoscópio. As imagens clínicas e dermatoscópicas obtidas foram avaliadas de forma independente por dois dermatologistas experientes em dermatoscopia, que analisaram e classificaram as lesões de acordo com o padrão dermatoscópico predominante.
RESULTADOS: Um total de 582 lesões pigmentadas em 321 pacientes foi clinicamente e dermatoscopicamente avaliado. Para ambos os observadores, o padrão de sulcos paralelos predominou nas diferentes localizações anatômicas. No entanto, de acordo com o observador 2, o padrão em treliça predominou nos dedos do pé, e o padrão homogêneo nas bordas laterais dos pés. Observou-se uma ligeira concordância entre os observadores com um índice kappa de 0,144.
LIMITAÇÕES DO ESTUDO: Em nosso estudo, não foi realizado o exame histopatológico. Outra limitação foi a não realização da correlação entre os diferentes padrões dermatoscópicos e a idade.
CONCLUSÕES: Como relatado anteriormente por outros autores, o padrão de sulcos paralelos foi o mais frequentemente encontrado na região palmoplantar.
Palavras-chave: Dermoscopia; Hispano-Americanos; Melanoma; Nevo
Para ver o artigo na íntegra é necessário logar-se utilizando os dados da
SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) ou dados de Assinante dos ABD (Anais Brasileiros de Dermatologia) no formulário acima.
Caso não se enquadre em nenhuma das opções anteriores,
é possível ter acesso apenas ao conteúdo completo do artigo preenchendo os dados do formulário abaixo.
Clique em cadastre-se se não possuir o registro.
ISSN-e 1806-4841