Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.
Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!
Associados da SBDSite destinado aos artigos até 2020. A partir de 2021, favor acessar o site oficial: https://www.anaisdedermatologia.org.br
Volume 93 Número 5
Investigação
Influência da depilação facial com linha em vários parâmetros fisiológicos da pele: estudo não aleatório em mulheres adultas de Taiwan*
Influence of facial threading on various physiological parameters of the skin: non-randomized trial involving adult women in Taiwan*
Li-Ying Lin1,2; Shang-Chia Chiou2
1. Departamento de Ciências Cosméticas, Chung Hwa University of Medical Technology, Cidade de Tainan, Taiwan
2. Escola de Pós-gradução em Design, National Yunlin University of Science and Technology, Condado de Yunlin, Taiwan
Recebido 28 Dezembro 2016
Aceito 13 Abril 2017
Suporte financeiro: Nenhum
Conflito de interesse: Nenhum
* Trabalho realizado na Chung Hwa University of Medical Technology, Cidade de Tainan, Taiwan.
Correspondência:
Li-Ying Lin
E-mail: clme09@hotmail.com
FUNDAMENTO: A depilação facial com fio implica a remoção de pelos para restaurar a suavidade cutânea. Contudo, sua eficácia não foi rigorosamente avaliada.
OBJETIVO: Avaliar os efeitos da depilação facial com fio na aspereza, hidratação e índice de melanina cutânea e nos pelos tipo velo da face, complementada por avaliação subjetiva da sensação tátil e melhoria da coloração cutânea.
MÉTODO: As participantes não usaram esfoliantes nas duas semanas anteriores. Cada participante foi submetida a uma sessão de depilação facial com fio, a cada 21 dias, em três sessões. Foram usados instrumentos tridimensionais de avaliação da aspereza cutânea e um sistema multifuncional de teste cutâneo para avaliar alterações na aspereza, hidratação e pigmentação da fronte, malares e ângulos da boca. Foi usada uma câmera microfotográfica para registrar alterações na nos pelos tipo velo. Foram registrados depoimentos subjetivos relativos à suavidade e à coloração cutânea.
RESULTADO: Dezoito participantes concluíram o estudo. A depilação com fio resultou numa diminuição significativa da aspereza cutânea da fronte (22,42%, p = 0,013), malar direita (77%, p = 0,02) e ângulo esquerdo da boca (33,02%, p = 0,001). Foi registrada melhoria subjetiva na sensação tátil e coloração cutânea.
LIMITAÇÕES DO ESTUDO: O estudo não incluiu randomização, verificando-se as limitações adicionais de uma amostra reduzida e de um único centro.
CONCLUSÃO: A depilação com fio reduziu a aspereza cutânea em 26,74% após três sessões, com avaliação subjetiva melhorada da sensação tátil e da coloração. Pesquisas futuras deverão incluir comparação com outros produtos cosméticos com efeitos de beleza semelhantes ou um grupo de controle.
Palavras-chave: Beleza; Face; Higiene da pele; Remoção de cabelo
Para ver o artigo na íntegra é necessário logar-se utilizando os dados da
SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) ou dados de Assinante dos ABD (Anais Brasileiros de Dermatologia) no formulário acima.
Caso não se enquadre em nenhuma das opções anteriores,
é possível ter acesso apenas ao conteúdo completo do artigo preenchendo os dados do formulário abaixo.
Clique em cadastre-se se não possuir o registro.
ISSN-e 1806-4841