Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.
Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!
Associados da SBDSite destinado aos artigos até 2020. A partir de 2021, favor acessar o site oficial: https://www.anaisdedermatologia.org.br
Volume 93 Número 5
Investigação
Comparação da qualidade de vida entre pacientes com alopecia androgenética e alopecia areata*
Comparison of quality of life in patients with androgenetic alopecia and alopecia areata*
Muzeyyen Gonul1; Bengu Cevirgen Cemil1; Havva Hilal Ayvaz1; Eylem Cankurtaran2; Can Ergin1; Mehmet Salih Gurel3
1. Departamento de Dermatologia, University of Health Sciences, Diskapi Yildirim Beyazit Training and Research Hospital, Ancara, Turquia
2. Departamento de Psiquiatria, University of Health Sciences, Diskapi Yildirim Beyazit Training and Research Hospital, Ancara, Turquia
3. Departamento de Dermatologia, University of Istanbul Medeniyet, Istambul, Turquia
Recebido 07 Junho 2016
Aceito 04 Junho 2017
Suporte financeiro: Nenhum
Conflito de interesse: Nenhum
* Trabalho realizado no Departamento de Dermatologia, University of Health Sciences, Diskapi Yildirim Beyazit Training and Research Hospital, Ancara, Turquia.
Correspondência:
Bengu Cevirgen Cemil
E-mail: dbcemil@yahoo.com
FUNDAMENTOS: A alopecia androgenética é uma das formas mais comuns de queda de cabelos. A alopecia areata é uma doença autoimune comum que causa a queda de cabelos. Segundo estudos publicados, ambas as formas de alopecia podem impactar negativamente a qualidade de vida. Entretanto, poucos estudos compararam os efeitos das duas doenças.
OBJETIVO: O estudo tem como objetivos mostrar o impacto da alopecia sobre a qualidade de vida e comparar os grupos de pacientes com alopecia androgenética e alopecia areata.
MÉTODOS: Foram recrutados 82 pacientes com alopecia androgenética e 56 com alopecia areata. Todos os pacientes foram avaliados com a escala Hairdex e a escala de qualidade de vida para dermatologia, no idioma turco (TQL), e os dois grupos foram comparados estatisticamente de acordo com idade, sexo, situação de trabalho, escolaridade e gravidade da doença. Além disso, as pacientes do sexo feminino foram avaliadas de acordo com o uso ou não de lenço de cabeça.
RESULTADOS: Os pacientes de alopecia androgenética tiveram pontuações significativamente mais altas na escala Hairdex global e nos domínios emocional, funcional e sintomático, enquanto a autoconfiança foi significativamente mais elevada nos pacientes com alopecia areata. Não houve diferença significativa entre os grupos quanto à estigmatização ou TQL. As escalas Hairdex e TQL não mostraram diferenças entre os grupos em termos de uso de lenço de cabeça.
LIMITAÇÕES DO ESTUDO: A validade e a confiabilidade do índice Hairdex ainda não foram confirmadas na Turquia.
CONCLUSÕES: Com base no índice Hairdex, nossos resultados indicam que os pacientes com alopecia androgenética são mais afetados pela doença quando comparados com os pacientes de alopecia areata. Embora a alopecia androgenética seja comum, indolor e sem risco de morte, é uma condição estressante que impacta a qualidade de vida do paciente.
Palavras-chave: Alopecia; Alopecia areata; Feminino; Masculino; Qualidade de vida
Para ver o artigo na íntegra é necessário logar-se utilizando os dados da
SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) ou dados de Assinante dos ABD (Anais Brasileiros de Dermatologia) no formulário acima.
Caso não se enquadre em nenhuma das opções anteriores,
é possível ter acesso apenas ao conteúdo completo do artigo preenchendo os dados do formulário abaixo.
Clique em cadastre-se se não possuir o registro.
ISSN-e 1806-4841