Acesso Restrito:

Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.

Login como assinante

Acesso Restrito:

Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!

Associados da SBD

Volume 93 Número 4

Investigação

Prevalência de dermatoses em pacientes encaminhados para avaliação em um ambulatório de especialidades*

Prevalence of dermatoses in patients referred for evaluation in an outpatient clinic of specialties*


João Avancini1,2; Paola Zucchi3


1. Divisão de Dermatologia, Hospital das Clínicas, Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, São Paulo (SP), Brasil
2. Especializando MBA em Economia e Gestão em Saúde, Universidade Federal de São Paulo, São Paulo (SP), Brasil
3. Disciplina de Economia e Gestão em Saúde, Universidade Federal de São Paulo, São Paulo (SP), Brasil

Recebido 06 Novembro 2016.
Aceito 24 Maio 2017.
Suporte Financeiro: Nenhum.
Conflito de Interesses: Nenhum.
Como citar este artigo: Avancini J, Zucchi P. Prevalence of dermatoses in patients referred for evaluation in an outpatient clinic of specialties. An Bras Dermatol. 2018;93(4):513-6

Correspondência:

Bianca Costa Soares de Sá
E-mail: joao.avancini@hc.fm.usp.br

 

Resumo

FUNDAMENTOS: A procura por atendimento com médicos especialistas no Sistema Único de Saúde (SUS) é elevada, gerando a uma espera para consultas com dermatologistas de 34 a 239 dias.
OBJETIVOS: Analisar a prevalência das doenças cutâneas avaliadas por dermatologistas em um ambulatório de especialidades em pacientes encaminhados da atenção primária e apresentar propostas para intervenções nos serviços primários.
MÉTODOS: Levantamento retrospectivo dos Códigos Internacionais de Doenças (CID-10) fornecidos nos atendimentos realizados por dermatologistas ao final de cada consulta em um Centro de Especialidades da Prefeitura de São Paulo entre janeiro de 2014 e agosto de 2015.
RESULTADOS: Foram incluídas 7.350 consultas médicas no estudo. As micoses superficiais corresponderam a 1.058 (14,4%) queixas principais, sendo a dermatofitose o CID mais frequentemente informado, correspondendo a 481 atendimentos (6,5%), seguida da tinha das unhas (onicomicose) como queixa principal em 464 consultas (6,3%), acne em 347 (4,7%) e dermatite de contato em 311 consultas (4,2%).
LIMITAÇÕES DO ESTUDO: Trata-se de um estudo retrospectivo de códigos fornecidos, sem que existisse uma orientação prévia da equipe de dermatologistas em relação à necessidade de um preenchimento criterioso dos códigos para estudo posterior; houve também consultas nas quais não foi informado o CID ou utilização de um CID inespecífico; finalmente, diferentes dermatologistas foram responsáveis pelos atendimentos.
CONCLUSÕES: As micoses superficiais foram as causas mais frequentes de encaminhamento para dermatologistas, correspondendo a 14,4% das causas principais de atendimento no período avaliado. Os dados de prevalência obtidos no estudo podem auxiliar nas políticas de capacitação em serviços primários, focando o ensino dermatológico nas dermatoses prevalentes.

Palavras-chave: Avaliação do impacto na saúde; Dermatomicoses; Economia da saúde; Micoses; Onicomicose; Orçamentos



© 2024 Sociedade Brasileira de Dermatologia - Todos os direitos reservados

ISSN-e 1806-4841

GN1 - Sistemas e Publicações