Acesso Restrito:

Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.

Login como assinante

Acesso Restrito:

Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!

Associados da SBD

Volume 76 Número 2

Educação médica continuada

Psoríase

Psoriasis


LÚCIA HELENA FÁVARO ARRUDA1, GLADYS A. M. CAMPBELL2, MARIA DENISE FONSECA TAKAHASHI3


1Dermatologista. Professora Assistente, Faculdade de Medicina de Jundiaí. Responsável pelo Ambulatório de Psoríase – FMJ
2Dermatologista. Coordenadora, Ambulatório de Psoríase, Hospital Universitário de Brasília
3Chefe, Ambulatório de Psoríase. Médica Assitente e Supervisora de Equipe Técnica – HC, Faculdade de Medicina – USP.

Recebido em 8.12.2000. Aprovado pelo Conselho Consultivo e aceito para publicação em 10.01.2001. * Trabalho realizado no Serviço de Dermatologia do Hospital Universitário – UnB – Brasília, DF.

Correspondência:
Lúcia Arruda Rua Mário Borim, 500 conj 61-64 Jundiaí SP 13209-030

 

Resumo

A psoríase é doença inflamatória comum, caracterizada por hiperproliferação da epiderme. Na patogênese interagem condições genéticas e respostas imunológicas aos fatores externos, os quais são necessários tanto ao aparecimento quanto à evolução. Trata-se de doença incurável, caracterizada por períodos de remissões e exacerbações, cujo diagnóstico é fundamentalmente clínico. A escolha do tratamento deve ser feita considerando-se a gravidade e extensão do quadro clínico e o comprometimento psicoemocional. Devem ser priorizados, inicialmente, as medidas gerais e terapia tópica, a seguir, fototerapia e, por último, tratamento sistêmico. Este artigo revisa conceitos sobre epidemiologia, etiopatogenia, características clínicas e tratamento da psoríase.

Palavras-chave: TRATAMENTO, QUADRO CLÍNICO, PSORÍASE



© 2024 Sociedade Brasileira de Dermatologia - Todos os direitos reservados

ISSN-e 1806-4841

GN1 - Sistemas e Publicações