Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.
Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!
Associados da SBDSite destinado aos artigos até 2020. A partir de 2021, favor acessar o site oficial: https://www.anaisdedermatologia.org.br
Volume 76 Número 3
Caso Clínico
Síndrome de Sneddon: relato de um caso e revisão da literatura
Sneddon''''s syndrome: a case report and revision of literature
REINALDO LEAL1, LUCIANA PESSOLI BUFFON1, ALDO SARPIERI2, SILVIA REGINA MARTINS2, MÁRIO CEZAR PIRES3, VITOR MANOEL SILVA DOS REIS4
1Médico residente.
2Médico Assistente; Preceptor de Ensino, Residência de Dermatologia.
3Mestre e Doutor, Hospital do Servidor Público Estadual do Estado de São Paulo; Preceptor de Ensino, Residência de Dermatologia.
4Mestre, Escola Paulista de Medicina; Doutor, Faculdade de Medicina, Universidade de São Paulo; Chefe, Serviço de Dermatologia.
Recebido em 03.01.2000. Aprovado pelo Conselho Consultivo e aceito para publicação em 30.01.2001. * Trabalho realizado no Serviço de Dermatologia, Complexo Hospitalar Padre Bento de Guarulhos.
Correspondência:
Reinaldo Leal
Av. Desembargador Vitor Lima, 410 Bl. A1 / 401
Florianópolis SC 88040-400
A síndrome de Sneddon caracteriza-se pela associação de livedo racemoso e lesões vasculares cerebrais, podendo acometer outros órgãos internos. Afeta artérias de pequeno e médio calibre da derme profunda e do tecido celular subcutâneo superior, iniciando o processo por uma inflamação do endotélio, que evolui com oclusão, fibrose e atrofia dos vasos. Em alguns casos foi relatada ocorrência de anticorpos antifosfolipídeos. Sua evolução é lenta e progressiva, e não há tratamento reconhecidamente efetivo. Relatamos um caso dessa síndrome em uma paciente de 48 anos, em que não foram detectados anticorpos antifosfolipídeos.
Palavras-chave: DERMATOPATIAS VASCULARES, DOENÇAS ARTERIAIS INTRACRANIANAS, SÍNDROME DE SNEDDON
Para ver o artigo na íntegra é necessário logar-se utilizando os dados da
SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) ou dados de Assinante dos ABD (Anais Brasileiros de Dermatologia) no formulário acima.
Caso não se enquadre em nenhuma das opções anteriores,
é possível ter acesso apenas ao conteúdo completo do artigo preenchendo os dados do formulário abaixo.
Clique em cadastre-se se não possuir o registro.
ISSN-e 1806-4841