Acesso Restrito:

Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.

Login como assinante

Acesso Restrito:

Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!

Associados da SBD

Volume 93 Número 3

Investigação

Análise dos pacientes diagnosticados com melanoma cutâneo primário nos últimos seis anos no Hospital Erasto Gaertner: perfil epidemiológico*

Analysis of patients diagnosed with primary cutaneous melanoma in the last six years in Hospital Erasto Gaertner: epidemiologic profile*


Tariane Friedrich Foiato1; Bruno Rafael Kunz Bereza1; Marcos Flávio Montenegro2; Marina Riedi Guilherme3; Larissa Beatriz Volski4; Juliano Camargo Rebolho2


1. Departamento de Cirurgia Oncológica, Centro de Oncologia, Cascavel (CEONC), Cascavel (PR), Brasil
2. Serviço de Pele e Melanoma do Hospital Erasto Gaertner, Curitiba (PR), Brasil
3. Acadêmica de Medicina, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba (PR), Brasil
4. Acadêmica de Medicina, Faculdade Evangélica do Paraná (FEPAR), Curitiba (PR), Brasil

Recebido 17 Março 2016
Aceito 05 Abril 2017
Suporte Financeiro: Nenhum
Conflito de Interesses: Nenhum
Como citar este artigo: Foiato TF, Bereza BRK, Montenegro MF, Guilherme MR, Volski LB, Rebolho JC. Analysis of patients diagnosed with primary cutaneous melanoma in the last six years in the Hospital Erasto Gaertner: epidemiologic profile. An Bras Dermatol. 2018;93(3):332-6.

Correspondência:

Tariane Friedrich Foiato
E-mail: tarianefoiato@msn.com

 

Resumo

FUNDAMENTOS: O melanoma é uma das doenças com maior aumento na incidência mundial nas últimas décadas. É uma neoplasia cutânea com potencial de letalidade alta e predomina em adultos brancos. O tratamento do melanoma cutâneo é essencialmente cirúrgico, e a busca do linfonodo sentinela pode modificar a radicalidade do tratamento.
OBJETIVO: Analisar o perfil epidemiológico dos pacientes com melanoma cutâneo primário, características histopatológicas e comparar com dados da literatura.
MÉTODOS: Trata-se de um estudo de série de casos, retrospectivo, observacional, unicêntrico, de pacientes com melanoma cutâneo primário, submetidos a tratamento cirúrgico entre janeiro de 2008 e dezembro de 2013. Os parâmetros incluem: idade, sexo, estádio clínico, data da cirurgia, localização do tumor, subtipo histológico, estado das margens, índice Breslow, índice mitótico, presença de ulceração e metástase na admissão.
RESULTADOS: Foram incluídos 321 pacientes portadores de melanoma cutâneo que foram atendidos no Hospital Erasto Gaertner. A população foi de 58,9%, do sexo feminino, e 41,1%, do sexo masculino, com idade média de 52,8 ± 16,3 anos. Quanto ao estádio clínico, 51,1%encontravam-se no estádio inicial, 24,3%, no estádio clínico II (A, B e C), 21,2%, EC III, e 3,4%, com metástases a distância. A localização do melanoma mais frequente foi em tronco e o padrão extensivo superficial foi o subtipo histológico mais comum. Os melanomas intermediários e espessos foram mais frequentes.
LIMITAÇÕES DO ESTUDO: Por tratar-se de estudo retrospectivo, algumas informações estão incompletas ou ausentes.
CONCLUSÃO: O diagnóstico e o tratamento no estádio inicial proporcionam menor morbidade e maior sobrevida dos pacientes. Entender o comportamento biológico do tumor e conhecer a epidemiologia local norteiam estratégias de saúde.

Palavras-chave: Diagnóstico; Melanoma; Neoplasias cutâneas



© 2024 Sociedade Brasileira de Dermatologia - Todos os direitos reservados

ISSN-e 1806-4841

GN1 - Sistemas e Publicações