Acesso Restrito:

Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.

Login como assinante

Acesso Restrito:

Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!

Associados da SBD

Volume 93 Número 2

Dermatopatologia

Carcinoma linfoepitelioma-símile da pele*

Lymphoepithelioma-like carcinoma of the skin*


Cristiano Claudino Oliveira; Vinicius Cardoso Nóbrega; Mariângela Esther Alencar Marques


Departamento de Patologia da Faculdade de Medicina de Botucatu, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (FMB-UNESP) – Botucatu (SP), Brasil

Trabalho submetido em 11.04.2017
Aprovado pelo Conselho Consultivo e aceito para publicação em 23.05.2017
Suporte Financeiro: Nenhum
Conflito de Interesses: Nenhum
Como citar este artigo: Oliveira CC, Nóbrega VC, Marques MEA. Lymphoepithelioma-like carcinoma of the skin. An Bras Dermatol. 2018;93(2):256-8.

Correspondência:

Cristiano Claudino Oliveira
E-mail: cristiano_c_oliveira@hotmail.com

 

Resumo

O carcinoma linfoepitelioma-símile primário da pele é raro, com baixo potencial metastático e aspectos morfológicos e imunofenotípicos semelhantes ao carcinoma linfoepitelial da nasofaringe. Relatamos o caso de um homem de 60 anos com pápula perlácea infrapalpebral esquerda medindo 0,6 cm de diâmetro. Foi realizada exérese da lesão com hipótese diagnóstica de carcinoma basocelular. Microscopia revelou neoplasia maligna disposta em arranjos sinciciais de células com núcleos vesiculosos, associados a denso infiltrado linfocitário. A imuno-histoquímica nessas células demonstrou positividade para citoceratinas (AE1/AE3) e proteína p63, indicando histogênese epitelial e diferenciação escamosa da neoplasia. A pesquisa de Epstein-Barr vírus foi negativa por técnica imuno-histoquímica. O carcinoma linfoepitelioma-símile primário da pele é diagnóstico diferencial das lesões com proeminentes infiltrados inflamatórios.

Palavras-chave: Patologia; Imuno-histoquímica; Neoplasias cutâneas



© 2024 Sociedade Brasileira de Dermatologia - Todos os direitos reservados

ISSN-e 1806-4841

GN1 - Sistemas e Publicações