Acesso Restrito:

Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.

Login como assinante

Acesso Restrito:

Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!

Associados da SBD

Volume 93 Número 1

Investigação

A eficácia e a segurança da fototerapia em pacientes geriátricos: estudo retrospectivo*

The efficacy and safety of phototherapy in geriatric patients: a retrospective study*


Isil Bulur1; Hilal Kaya Erdogan1; Ayse Esra Aksu2; Tekden Karapınar1; Zeynep Nurhan Saracoglu1


1 Departamento de Dermatologia - Faculdade de Medicina, Universidade Eskisehir Osmangazi - Eskisehir, Turquia
2. Departamento de Dermatologia, Hospital de Treinamento e Pesquisa de Istanbul – Istanbul, Turquia

Trabalho submetido em 04.12.2015.
Aprovado pelo Conselho Consultivo e aceito para publicação em 09.08.2016.

Suporte Financeiro: Nenhum
Conflito de interesses: Nenhum

Como citar este artigo: Bulur I, Kaya Erdogan H, Aksu AE, Karapınar T, Saracoglu ZN. The efficacy and safety of phototherapy in geriatric patients: a retrospective study. An Bras Dermatol. 2018;93(1):38-43.

Correspondência:

Isil Bulur
E-mail: isilbulur@yahoo.com

 

Resumo

FUNDAMENTOS: Apesar de a fototerapia ser um tratamento bem estabelecido para muitas dermatoses, os dados da literatura sobre o seu uso em pacientes idosos são limitados.
OBJETIVO: O objetivo deste estudo foi determinar as indicações da fototerapia em pacientes geriátricos, e avaliar a eficiência e confiabilidade da fototerapia neste grupo.
MÉTODOS: O estudo incluiu 95 pacientes com 65 anos de idade ou mais, que foram tratados em nossa unidade de fototerapia entre 2006 e 2015. Os dados do estudo foram coletados retrospectivamente por meio dos formulários de acompanhamento dos pacientes na unidade de fototerapia.
RESULTADOS: A fototerapia foi administrada a 28 (29,5%) pacientes com micose fungoide, 25 (26,3%) pacientes com psoríase em placas, 12 (12,6%) pacientes com psoríase palmoplantar, 12 (12,6%) pacientes com prurido generalizado e 18 (19%) pacientes com outras dermatoses. Entre os pacientes, 64,2% haviam sido tratados com UVB de faixa estreita (NB-UVB), 21,1% com psoraleno oral e UVA (PUVA) e 14,7% com tratamento PUVA local. Uma resposta completa foi obtida em 76.9-85.7% dos pacientes com micose fungoide, e em 73,71-100% dos pacientes com psoríase vulgar tratados com NB-UVB e PUVA, respectivamente. Todos os pacientes com prurido generalizado foram tratados com NB-UVB e 80% destes obtiveram melhora significativa. O índice de eritema detectado foi 0,43% por sessão, no tratamento com NB-UVB, e 0,46% por sessão, no tratamento com PUVA, como efeito colateral.
LIMITAÇÕES DO ESTUDO: Trata-se de estudo retrospectivo e a duração das remissoes não é conhecida.
CONCLUSÃO: Este estudo demonstrou que a fototerapia é eficiente e confiável para a população idosa, com aumentos apropriados das doses e acompanhamento adequado.

Palavras-chave: Dermatopatias; Fototerapia; Saúde do idoso



© 2024 Sociedade Brasileira de Dermatologia - Todos os direitos reservados

ISSN-e 1806-4841

GN1 - Sistemas e Publicações